Paraná reduz roubos de celulares pelo terceiro ano seguido

13/09/2019
Os furtos e roubos de celulares diminuíram no Paraná. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública, houve queda de 23% nos furtos e 53% nos roubos, na comparação do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2017. Dentro deste comparativo, os furtos caíram de 12 mil para 9.200, e os roubos diminuíram de 14.400 para 6.700. Os números de 2019 também são menores que os do ano passado, em cerca de 17% nos furtos e 43% nos roubos. O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou que a queda da criminalidade é resultado do trabalho integrado das forças de segurança e do policiamento. // SONORA ROMULO MARINHO //
Os números podem cair ainda mais com a adoção de medidas simples pela população. O porta-voz da Polícia Militar, o tenente-coronel Waldick de Almeida, lembra que é preciso tomar algumas precauções, principalmente em locais de grande aglomeração de pessoas, como o transporte coletivo, saída da escola e de eventos. // SONORA WALDICK DE ALMEIDA //
Nestas situações, a pessoa deve usar o celular de maneira discreta, mantendo o aparelho junto ao corpo e atenção com o ambiente e pessoas ao redor. Já em locais afastados e sem movimento, a orientação é evitar o uso do celular. A PM também reforça a orientação de o cidadão nunca reagir em caso de abordagem de um criminoso, preservando a vida em primeiro lugar. Depois do ocorrido, deve ser feita a queixa junto à Polícia Militar, pelo número 190 e o registro de um boletim de ocorrência, medida essencial para o trabalho de mapeamento feito pela Polícia. Na parte técnica do celular também é preciso tomar alguns cuidados, para proteger dados e senhas pessoais. Segundo o delegado-chefe da Núcleo de Combate aos Cibercrimes, Nuciber, Demétrius Gonzaga, são dicas úteis fazer o backup das informações, manter uma senha de bloqueio para uso do celular, utilizar wifi apenas em locais de confiança e usar apenas celulares originais. Todo celular, mesmo quando comprado usado, deve vir acompanhado do número Imei, que é uma identificação exclusiva do aparelho presente na caixa ou nota fiscal. Este número deve ser apresentado em caso de furto ou roubo do aparelho, para ajudar nas investigações e se prevenir para o caso de uso indevido do celular. (Repórter: Rodrigo Arend)