Paraná reduz em até 50% uso de agroquímicos na soja

01/08/2019
O Instituto Emater e a Embrapa Soja tiveram bons resultados no manejo de pragas e doenças nas últimas safras de soja no Paraná. A redução no uso de agroquímicos em alguns casos chegou a 50%. A perspectiva é melhorar ainda mais os números com o uso de uma nova plataforma digital, que vai ajudar os produtores. A previsão é de que a plataforma esteja em pleno funcionamento na próxima safra, reunindo um banco de dados que oriente o produtor a saber a o período e a quantidade para a aplicação de produtos na plantação. Para desenvolver o projeto, foi assinado um protocolo de intenção entre Emater, Embrapa Soja, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campi Cornélio Procópio e Dois Vizinhos, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. De acordo com o gestor estadual do Projeto Grãos da Emater, Edivan Possamai, o Instituto e a Embrapa Soja estão há seis anos trabalhando em conjunto na área de manejo de pragas e doenças. Segundo ele, nas últimas safras caiu pela metade a aplicação de inseticida nas áreas onde foi realizado o manejo integrado de pragas, reduzindo custos de produção sem reduzir a produtividade. // SONORA EDIVAN POSSAMAI // No manejo integrado de doenças o resultado também foi bom. Nas últimas três safras a redução no uso de fungicidas foi de 35%. O protocolo para desenvolvimento da plataforma web foi assinado durante o Treinamento Emater 2019 - Atualizações com foco na cultura da soja, finalizado nesta quarta-feira, em Londrina. Durante o evento foram apresentados os números do manejo integrado de pragas e doenças e realizadas palestras de atualização, como eficiência dos fungicidas no controle da ferrugem. (Repórter: Rodrigo Arend)