Paraná recebe novo lote de vacinas contra dengue para sete Regionais de Saúde

26/04/2024
Após o anúncio do Ministério da Saúde sobre a ampliação da vacinação contra a dengue em 101 municípios paranaenses, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu nesta sexta-feira mais 51 mil 830 doses. Os imunizantes estão armazenados no Cemepar, Centro de Medicamentos do Paraná, e vão ser separados para envio às Regionais de Saúde na próxima segunda-feira para avanço na vacinação da população que ainda não foi vacinada da faixa etária de 10 a 14 anos. Esta é a 3ª remessa da vacina da Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda. O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca que tão logo as doses cheguem aos municípios, elas já poderão ser aplicadas no público alvo.// SONORA BETO PRETO.//

As doses vão ser distribuídas entre os municípios das Regionais de Saúde de Paranaguá, Cascavel, Umuarama, Maringá e Toledo, além das regionais de Londrina e Foz do Iguaçu, que foram as primeiras a iniciarem a vacinação no Estado. Cerca de cinco mil doses vão ficar estocadas no Cemepar para serem distribuídas em tempo oportuno, após a definição pelo Ministério da Saúde de quais municípios vão ser contemplados. Com as novas regiões, o Paraná soma agora 148 municípios contemplados com a vacina, o que representa cerca de 37% do Estado. De acordo com o último levantamento da Saúde, já foram aplicadas 25 mil 379 doses da vacina contra dengue nas Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Londrina e Apucarana, o que representa 61% das doses já distribuídas. O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira registra 519 mil 252 notificações, 260 mil 517 casos confirmados e 171 mortes no Paraná. (Repórter: Felippe Salles)