Paraná recebe, nesta quarta-feira, 456 profissionais do Programa Mais Médicos

09/07/2019
O Paraná recebe oficialmente, nesta quarta-feira, os 456 médicos convocados pelos últimos editais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O evento de boas-vindas é realizado pela Secretaria da Saúde no auditório do Teatro Guairinha, em Curitiba. Do total de vagas abertas no Estado, 381 foram ocupadas em dezembro do ano passado, e outras 75 foram ocupadas por meio de um edital de renovação publicado no mês passado, totalizando os 456 profissionais que participam do evento em Curitiba. São médicos brasileiros formados no exterior. O Paraná tem, ainda, 30 vagas para uma segunda fase do edital, com convocação para o mês de setembro. O secretário da Saúde, Beto Preto, faz a abertura do evento, às 8 horas da manhã, com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, prefeitos e secretários municipais. Segundo o secretário, o objetivo do evento é acolher os profissionais que assumiram o programa em dezembro do ano passado, conforme solicitação do Ministério da Saúde, para alinhamento das atividades e orientações.// SONORA BETO PRETO//Ao todo, 310 municípios paranaenses aderiram ao Programa Mais Médicos e a coordenação, orientação e execução de atividades é feita por uma Comissão Estadual, que reúne representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e a Instituição Supervisora do Ministério da Educação. O Programa Mais Médicos para o Brasil começou em 2013, regulamentado por uma Portaria Interministerial. No ano passado, com o encerramento do acordo entre Cuba e Brasil, 456 médicos cubanos saíram do programa no Paraná, e a reposição destas vagas ocorre de forma gradativa, por meio de publicação de editais do Ministério da Saúde. (Repórter: Priscila Paganotto)