Paraná recebe equipe de Minas Gerais para troca de experiências sobre inovação

09/01/2024
O Governo do Paraná apresentou nesta terça-feira a uma equipe do governo de Minas Gerais os projetos na área de inovação, tecnologia e transformação digital. A visita fez parte do planejamento de integração interestadual, iniciativa alinhada no Cosud, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste. Os mineiros foram recepcionados em Curitiba e estiveram na Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Copel, Vale do Pinhão, programa de estímulo à inovação da prefeitura de Curitiba, e na Fiep. Entre os projetos paranaenses está a implementação das agências de inovação no Paraná, que têm como objetivo promover o desenvolvimento de municípios por meio da criação de espaços públicos com governança compartilhada entre prefeituras, o governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, entidade do Sistema S e setor privado. Além disso, outras ações desenvolvidas pelo governo paranaense são exemplos para o estado parceiro, como o desenvolvimento de programas de tecnologias assistivas, entre elas o Óculos Amigo. Com essa ação, o Estado entregou gratuitamente para todos os alunos cegos da rede pública um óculos de inteligência artificial, capaz de ler textos, reconhecer rostos e transformar em áudio. No âmbito de investimento ao setor privado, ambos os estados possuem programas de incentivo financeiro à startups locais. O Paraná Anjo Inovador fechou o primeiro edital com 73 startups selecionadas e um investimento de mais de R$ 17 milhões na produção de novas soluções inovadoras da iniciativa privada para gestão pública. Segundo o último relatório do Observatório da Inovação, desenvolvido pela Secretaria da Inovação, o Paraná possui a segunda maior frota de carros 100% elétricos do País, atrás apenas de São Paulo. A infraestrutura paranaense se destaca também por possuir uma das maiores eletrovias do Brasil, em um projeto liderado pela Copel. (Repórter: Gustavo Vaz)