Paraná pode ser modelo para política de consórcios de saúde

29/08/2019
O modelo de funcionamento dos consórcios intermunicipais de saúde no Paraná pode servir de laboratório para a implementação de uma política nacional de gestão nesta área. A avaliação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, nesta semana. A compra de medicamentos em alta escala, barateando em 40% os produtos, é um dos destaques do modelo paranaense. Por meio dos consórcios, os municípios também compartilham custos de compra de equipamentos e de prestação de serviços à população. A comitiva paranaense também apresentou demandas do Estado. Outros assuntos abordados foram a importância do registro de produção dos consórcios pelo Ministério da Saúde, que hoje é financiada em 80% pelos municípios; e o direcionamento de emendas de custeio de forma direta, sem vinculação com os tetos financeiros das prefeituras, além da liberação de recursos. O secretário da Saúde, Beto Preto, afirmou que a reunião foi importante para alinhar alguns assuntos de interesse do Estado. Ele também destacou a participação dos deputados federais no encontro, principalmente pelo posicionamento em defesa dos consórcios.// SONORA BETO PRETO//Neste mês de setembro, uma nova reunião deve acontecer com o Ministério da Saúde para aprofundar a discussão sobre os consórcios. (Repórter: Priscila Paganotto)