Paraná passa a ter o maior terminal para contêineres do Brasil, no Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado

10/10/2019
O Paraná passou a ter o maior terminal portuário em movimentação de contêineres do País. Nesta quinta-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou as obras de ampliação do TCP, o Terminal de Contêineres de Paranaguá, o que aumenta o potencial de operação em 66%, passando das atuais um milhão e 500 mil TEUs ao ano para 2 milhões e 500 mil TEUs, que é a medida-padrão usada para calcular o volume de um container. O investimento de 550 milhões de reais, feito pelo TCP, é o maior do Brasil no setor portuário dos últimos cinco anos e garante a capacidade para atender a demanda do mercado brasileiro pelos próximos 30 anos. O contrato prevê outros 548 milhões de reais em melhorias até 2048. O governador destacou que os investimentos fortalecem a indústria paranaense.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador também afirmou que o Estado passou a atrair outras empresas do País a exportarem pelo Paraná, em função desse ganho de mais de 60% na operação de contêineres, e que o Estado e o Brasil são parceiros da China nesse negócio global. As novas estruturas vão empregar 250 pessoas, além de ter gerado 1.200 empregos diretos e indiretos na construção. Os Portos do Paraná movimentam cerca de 53 milhões de toneladas com apenas quatro quilômetros de cais. Neste ano, já foram exportados 650 mil contêineres. O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que a infraestrutura do Litoral está sendo remodelada para ampliar ainda mais a atratividade do porto e a capacidade de atrair esse tipo de investimento.// SONORA SANDRO ALEX//O diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou que esse é o primeiro investimento a sair do papel depois da nova lei dos portos.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA//O diretor de Novas Outorgas da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fábio Lavor Teixeira, citou a inauguração do viaduto na entrada de Paranaguá, na BR-277, nesta quinta-feira, como exemplo de que os Estados precisam ampliar a infraestrutura. De acordo com ele, os investimentos no TCP vão impactar diretamente na redução dos custos de operação dos portos paranaenses.// SONORA FÁBIO LAVOR TEIXEIRA//De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Mário Povia, os investimentos chineses levaram em conta o potencial de crescimento dos portos do Paraná nos próximos anos e são inéditos no País.// SONORA MÁRIO POVIA//As obras entregues incluem o novo berço 218, que aumenta o cais de atracação de navios de 879 metros para 1.099 metros, além da ampliação da retroárea de 330 mil metros quadrados para quase 500 mil metros quadrados. Isso significa mais flexibilidade a importadores e exportadores nas operações e permite que navios fora de janela tenham ajustes no atraso, seguindo o cronograma de atracação em outros portos na costa brasileira. O novo berço também recebeu novos guindastes para movimentação de contêineres. O diretor institucional do TCP, Juarez Moraes e Silva, ressaltou que Paranaguá é o segundo porto em movimentação do País.// SONORA JUAREZ MORAES E SILVA//As embarcações com capacidade de transportar até 16 mil TEUs já navegam na Europa e na Ásia e devem entrar no País via TCP. Para receber navios dessa escala, o Governo do Estado investe 403 milhões de reais na remoção continuada de sedimentos do fundo do mar. A dragagem de manutenção vai remover o assoreamento nos canais de acesso e nos berços de atracação dos portos de Paranaguá e Antonina pelos próximos cinco anos. Para o ano que vem, o Ministério da Infraestrutura anunciou mais de 28 milhões de reais para um possível aditivo pelo tempo de assoreamento no período de execução do serviço. (Repórter: Priscila Paganotto)