Paraná participa do plano de gestão de pesca de camarões

05/11/2019
A equipe de Meio Ambiente da empresa pública Portos do Paraná participa da Oficina Estadual de Trabalho para a elaboração da proposta do Paraná para a gestão da pesca do camarão, no âmbito da Região Sul do Brasil. O encontro começou nesta terça-feira e vai até esta quarta-feira, em Paranaguá, das 9 da manhã às seis da tarde, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. Pelo programa de monitoramento da pesca que desenvolve, a empresa pública foi convidada a integrar o processo pela Coordenação de Ordenamento e Desenvolvimento da Pesca Estuarino-Lagunar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, a participação está dentro das medidas ambientais adotadas pela empresa.// SONORA JAQUELINE DITTRICH.// A consultora da ONU, Ana Sílvia Costa Silvino, reforçou que o objetivo do encontro é discutir e buscar, de forma participativa, soluções viáveis para os problemas identificados na pesca do camarão, junto ao setor pesqueiro, por meio das oficinas locais. Segundo ela, a elaboração do debate e de uma proposta efetiva é por consenso, por isso é tão necessária o envolvimento de todos.// SONORA ANA SÍLVIA COSTA SILVINO.// A atividade faz parte do Projeto Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe, apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Fundo Mundial para o Meio Ambiente e pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Aquicultura, Pecuária e Abastecimento. O trabalho vem sendo desenvolvido em 15 estados brasileiros. O pescador participa de forma contínua. A ele é repassada a responsabilidade e o compromisso de acompanhar o projeto. Ele precisa participar primeiro das reuniões locais, depois das estaduais e levar para a comunidade tudo que foi acertado. Depois, quatro representantes do Paraná seguem para a reunião regional, repassando o teor do encontro para a comunidade. Os encontros já aconteceram nos municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Paranaguá. A reunião regional está prevista para dias 22 e 23 de janeiro de 2020, em Brasília, quando é esperado que esteja concluído o plano de gestão da pesca de camarões para região Sudeste e Sul. (Repórter: Amanda Laynes)