Paraná licita projeto de restauração e ampliação de rodovia em Nova Esperança, no Noroeste

02/08/2021
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná abriu na sexta-feira as propostas técnicas da licitação do projeto executivo de engenharia de restauração e ampliação da capacidade da PR-463, de Nova Esperança até o entroncamento com a PR-461, na região Noroeste. O orçamento máximo estimado é de 4 milhões, 457 mil e 570 reais.
Participaram quatro consórcios e uma empresa que manifestaram interesse no projeto no ano passado, e foram avaliados pelo DER/PR quanto a trabalhos semelhantes já realizados.
Após análise pela comissão de julgamento e não objeção do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, vão ser publicados avisos com a data e horário das aberturas dos envelopes com as propostas de preços das participantes. Os vencedores vão ser definidos de acordo com a qualidade das propostas técnicas e valor das propostas de preço.
O trecho tem aproximadamente 40 quilômetros de extensão, iniciando logo após o viaduto no entroncamento com a BR-376 em Nova Esperança, seguindo por Uniflor, Cruzeiro do Sul, e Paranacity, terminando no encontro com a rodovia de acesso para Lobato. São mais de 46 mil habitantes nos quatro municípios.
A elaboração do projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o BID.


O diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, explicou que já esta em elaboração o edital para licitar o projeto de restauração e ampliação da capacidade do trecho seguinte da PR-463, até Santo Inácio. //SONORA FERNANDO FURIATTI//
A ampliação da capacidade compreende todas as soluções que melhoram o tráfego e a segurança em uma rodovia, como a implantação de faixas adicionais, acostamentos, interseções em nível e em desnível, acessos, passeios e ciclovias ou ciclofaixas.
Em Nova Esperança o projeto deverá contemplar uma solução para a drenagem da rodovia, bem como a possibilidade de uma interseção em desnível no entroncamento com a Avenida Brasil. No perímetro urbano do município deverá ser prevista a duplicação da PR-463 e implantação de vias marginais.
Nos acessos a Uniflor, Cruzeiro do Sul e Paranacity vão ser realizados estudos de tráfego detalhados para verificar a necessidade de implantar viadutos ou trincheiras, com uma interseção em desnível prevista para o entroncamento com a PR-461, ligação com Lobato. (Repórter: Flávio Rehme)