Paraná leva 67 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô, disputado no Complexo Tarumã

08/04/2024
O Paraná conquistou 67 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô - Regional 5, disputado neste sábado e domingo, no Complexo Esportivo Tarumã, do Governo do Estado. Os paranaenses levaram 13 medalhas de ouro, 14 de prata e 40 de bronze. Participaram da competição mais de 600 atletas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, nas categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior. O evento teve o apoio da Secretaria do Esporte que disponibilizou o espaço e a estrutura para a competição. Para o diretor de Grandes Eventos da Secretaria do Esporte, Clésio Prado, a competição converge com as ações de políticas públicas para a área esportiva no Paraná. // SONORA CLESIO PRADO //

São Paulo liderou o quadro de medalhas de todas as categorias e ficou com o troféu de campeão geral, totalizando 130 medalhas, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 38 bronzes. Em segundo lugar, o Rio Grande do Sul, que finalizou a competição com 59 medalhas, sendo 14 de ouro, 14 de prata e 31 bronzes. Representado por 162 atletas, o Paraná ficou em terceiro, mesmo conquistando mais medalhas que os gaúchos, em função do número de medalhas de ouro. Foram 13 medalhas de ouro para os paranaenses e 14 do Rio Grande do Sul. Em quarto ficou Santa Catarina, que totalizou 38 medalhas. Do total de 67 medalhas, 36, mais da metade, foram conquistadas pelas meninas. No Sub-13, a única campeã do Paraná foi Gabrielle Santana, da academia Judô Lemanczuk Jr. No sub-15 foram duas conquistas: Luiza Tavares, da Academia Municipal de Judô Pinhãoense, e Rafael Lima, da Associação Esportiva Juventus, de Cascavel. A grande campanha paranaense ficou no sub-18, com cinco medalhas de ouro. Ana Costa, Daniela Yokoyama e Nycolly Carneiro foram as campeãs no feminino, enquanto João Lira e Ramon Correa, ambos da Sociedade Morgenau, de Curitiba, venceram no masculino. No Sub-21, Ana Costa, da Sociedade Morgenau, e Gustavo Milano, da Associação Atlética Banco do Brasil, foram os únicos ouros do Estado. Ana Camargo foi a única paranaense campeã da categoria sênior. (Repórter: Gabriel Ramos)