Paraná incentiva visitação a seus próprios e variados atrativos para alavancar retomada do turismo

28/08/2021
Peças publicitárias criadas pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura começam a ser veiculadas neste sábado em diferentes mídias, fazendo um convite para que os viajantes conheçam as diferentes belezas do Estado. O setor foi um dos mais afetados pelas restrições sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19 e, cercado de cuidados, ensaia um novo capítulo agora, a partir do avanço da vacinação. A ideia, como explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, é convidar o próprio paranaense a apoiar a causa. // SONORA MÁRCIO NUNES // A estratégia foi montada de acordo com o mais recente levantamento da Paraná Turismo. A pesquisa revelou que a parcela de moradores locais que faz turismo no próprio Paraná é de 50,5%. A retomada ganhou fôlego em julho, como foi visto no mais concorrido destino paranaense. Foz do Iguaçu teve o maior índice de ocupação em hotéis desde setembro do ano passado. O Programa Paraná Pay é outra iniciativa do Governo do Estado para estimular a retomada do setor, sendo voltado às empresas do turismo e uma nova opção para a utilização de créditos do programa Nota Paraná: o pagamento direto para estabelecimentos que oferecem serviços ou produtos de empresas cadastradas no Cadastur, como hotéis, restaurantes, pousadas e empresas de transporte. O consumidor sorteado com o voucher de 100 reais acessa o cadastro pelo Nota Paraná e entra na aba turismo. Lá ele pode transferir o valor para a carteira digital e usar nesses estabelecimentos. (Repórter: Gustavo Vaz)