Paraná formaliza pedido de ramais da Nova Ferroeste junto ao governo federal

02/09/2021
O Paraná formalizou nesta quinta-feira, junto ao governo federal, o pedido de novos ramais da Nova Ferroeste.

Foi feito o pedido de três ramais à concessão vigente, entre Guarapuava, no Paraná, e Dourados, no Mato Grosso do Sul. Hoje, a Ferroeste, linha de ferro já existente no Estado, opera o trecho entre Cascavel e Guarapuava, com 248 quilômetros. A concessão de 90 anos do governo federal já previa a ligação por trilhos até Dourados. Agora, com a formalização, o traçado vai ligar Maracaju a Paranaguá e Foz do Iguaçu.

O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, falou sobre a importância do alongamento da estrada de ferro, especialmente para Maracaju, onde será possível a conexão com os trilhos da Malha Oeste.

Ele também comentou sobre a nova Medida Provisória, que cria um novo marco legal para o setor ferroviário.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//

Até o resultado do pedido ser divulgado, o Ministério da Infraestrutura vai realizar uma série de análises, como documentação, compatibilidade do projeto com a região escolhida e as outras linhas de ferro já existentes. Não há prazo para a conclusão do processo e divulgação do parecer definitivo.

Desde 2019 a Nova Ferroeste faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos, PPI, do Ministério da Economia, que presta assistência e acompanha o andamento dos principais projetos de interesse nacional. A Nova Ferroeste é o único projeto do Paraná que está nesta lista.

O coordenador do Plano Estadual Ferroviário ressalta que a atuação do Paraná foi elogiada pelo Governo Federal.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//

Uma das atividades do PPI é auxiliar a sondagem de mercado. No dia 13 de setembro vai ter um contato com possíveis investidores. O governo federal vai realizar uma série de apresentações da Nova Ferroeste para grupos e empresas interessados em participar do leilão de concessão do empreendimento, previsto para 2022.

A Nova Ferroeste prevê a construção de uma nova estrada de ferro que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Estado, além de um ramal entre Foz do Iguaçu a Cascavel. Vão ser mil 285 quilômetros de trilhos que devem transportar cerca de 38 milhões de toneladas no primeiro ano de operação.

A desestatização da Ferroeste prevê a revitalização e modernização do trecho atual e a construção de uma nova estrada de ferro nos dois sentidos para unir por trilhos os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A Nova Ferroeste vai passar por 49 municípios, 41 deles no Paraná.

Para janeiro e fevereiro do próximo ano estão previstas as audiências públicas em todas as regiões do traçado. A intenção é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores do Brasil no primeiro trimestre de 2022. O consórcio que vencer a concorrência vai ser responsável também pelas obras e vai poder explorar a ferrovia por 70 anos. O investimento é estimado em 30 bilhões de reais.

Mais informações sobre a Nova Ferroeste acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)