Paraná foi o estado que mais apreendeu maconha nos três primeiros meses de 2024

27/05/2024
O Paraná figura no topo da lista de apreensões de maconha no primeiro trimestre deste ano. De janeiro a março, o trabalho das forças de segurança resultou na apreensão de 51 toneladas e meia da droga. Em todo o País foram 154 toneladas. Os dados são das secretarias estaduais, disponibilizados no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Polícia Civil e a Polícia Militar tiraram de circulação cerca de 15 toneladas de maconha em janeiro, 19 toneladas em fevereiro e 17 toneladas em março. De acordo com o relatório, houve um aumento de quase 1% em relação a 2023, com 51 toneladas. Com a inclusão dos dados preliminares de abril, ainda sendo abastecidos pelos estados, esse número salta para 90 toneladas de maconha apreendidas no Paraná no ano. O Oeste é a região onde as forças de segurança mais apreenderam maconha. Duas das Áreas Integrada de Segurança Pública que mais retiraram maconha de circulação se encontram nesta região do Estado: a 13ª de Toledo e 11ª de Cascavel. O município onde mais foram registradas apreensões também está na região, que foi Cascavel. Guaíra foi o segundo município com mais apreensões no Paraná, e em seguida está Irati. O Paraná também foi o estado do Sul que mais apreendeu cocaína no período, com 1 tonelada e 600 quilos. Em comparação com todos os estados do País, aparece em quarto lugar. Em todo o País foram 24 toneladas. Os dados do Sinesp contabilizam crack e cocaína de forma unificada. A Área Integrada de Segurança Pública que mais apreendeu a droga no período foi 17ª de Maringá, com meia tonelada nos três primeiros meses do ano, seguida pela São José dos Pinhais, e a de Toledo. Informações sobre crimes ou atividades suspeitas podem ser repassadas ao Centro Integrado de Denúncias 181, de maneira anônima, por meio do telefone 181 ou pelo site www.denuncia181.pr.gov.br. (Repórter: Nathália Gonçalves)