Paraná firma parceria para ampliar proteção a mulheres e crianças

12/08/2019
O Governo do Paraná formalizou, nesta segunda-feira, dois protocolos de intenções com o Governo Federal para fortalecer as ações em defesa da mulher, das crianças e dos adolescentes. Os documentos foram assinados em uma solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O primeiro convênio prevê a uniformização do encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher praticadas no Paraná pelo Disque 100 e pelo Ligue 180. O objetivo é dar celeridade às medidas protetivas e melhorar a base de dados e de indicadores para o mapeamento das violações em todo o Estado. Qualquer denúncia que tenha acontecido no Paraná vai ser repassada ao Governo Federal, que vai encaminhar para uma central única no Estado, encarregado de analisá-la e distribuí-la. A segunda iniciativa visa a implementação de ações integradas de capacitação e formação continuada para o fortalecimento e a efetividade do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Os governos Federal e Estadual vão fortalecer o apoio a programas como o Criança Protegida e a Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança. O governador Ratinho Junior reforçou que as duas novas iniciativas fazem parte de um grupo de medidas tomadas pelo Estado para fortalecer os cuidados com crianças e adolescentes, mulheres, idosos e com aqueles em condições mais vulneráveis.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Na primeira visita oficial ao Paraná, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, destacou os avanços que o Estado alcança, priorizando a criação de uma forte rede de proteção.// SONORA DAMARES ALVES//A Força-Tarefa reúne as políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde e prevê ações coordenadas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência. A medida responde a uma preocupação recorrente em relação ao aumento nos registros de violência contra as crianças no Paraná. De acordo com o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, apenas no ano passado, 1.440 crianças foram alvo de diversos crimes, segundo estatísticas do Disque-Denúncia 181.// SONORA NEY LEPREVOST//O programa garante a presença de policiais militares da reserva remunerada nas escolas estaduais em dois turnos: das sete horas da manhã às três da tarde, e das três da tarde às onze horas da noite. O Escola Segura complementa o trabalho do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que fez o treinamento dos profissionais que vão atuar nas unidades de ensino. Eles vão reforçar ações preventivas, desenvolvendo atividades com alunos, professores, equipe pedagógica, pais e responsáveis. O secretário Ney Leprevost também reforçou a importância do programa Detox Digital, outra parceria com o Governo Federal, para tirar as crianças da frente de celulares, tablets e computadores.// SONORA NEY LEPREVOST//O primeiro Worlshop Desafio Detox Digital na Família aconteceu nesta segunda-feira, em Curitiba. O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa Detox Digital Brasil, lançado no mês passado pelo Governo Federal. A secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho teve uma participação ativa na elaboração do projeto, que tem uma série de ações e atividades para alertar a população sobre os riscos ao uso da tecnologia, oferecendo conhecimento sobre os limites e os perigos envolvidos no uso diário de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados à internet. (Repórter: Priscila Paganotto)