Paraná fecha quadrimestre com 37 mil novos postos de trabalho

24/05/2019
O Paraná abriu 10.653 postos de emprego no mês passado. É o terceiro maior índice do País e o maior do Sul do Brasil. O Estado fechou o primeiro quadrimestre do ano com 37.876 novos empregos, segundo o Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta sexta-feira. O Paraná fechou os 120 primeiros dias do ano como o quarto Estado que mais contratou, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O saldo positivo do período é 1,45%. A variação dos últimos doze meses também é positiva, com 41.334 novas contratações. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca que o Estado está realizando várias ações para atrair novos investimentos, gerando mais oportunidades de emprego e renda.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador destacou que neste ano a Klabin, que vai investir 9 bilhões e 100 milhões de reais no Paraná, vai abrir 11 mil novos postos de trabalho para a construção da nova planta da empresa, em Ortigueira, na região central do Estado. Segundo a economista do departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Suelen Glinski, os números representam uma estabilização do mercado, com indícios de crescimento, já que as 37 mil vagas desse ano representam quase a totalidade da diferença acumulada em todo o ano passado, de 40 mil.// SONORA SUELEN GLINSKI//A taxa de desocupação nos primeiros três meses deste ano caiu em relação ao primeiro trimestre do ano passado, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad Contínua, divulgada no começo deste mês. O Brasil criou, no mês passado, 129 mil e 600 vagas formais de emprego, sendo o melhor resultado para o mês desde 2013. Em relação aos municípios, a capital paranaense lidera o ranking da geração de empregos no acumulado do mês passado, com 3.618 postos de emprego, seguido por Maringá, Cascavel e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. (Repórter: Priscila Paganotto)