Paraná exporta US$ 9,52 bilhões nos cinco primeiros meses de 2024
11/06/2024
As exportações paranaenses somaram nove bilhões e 520 milhões de dólares, ou 51 bilhões de reais na cotação atual, entre janeiro e maio, consolidando o Estado como o maior exportador da região Sul. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tabulados pelo Ipardes. Na pauta das mercadorias exportadas pelo Paraná, o destaque ficou com a soja em grão, responsável por vendas de dois bilhões e 400 milhões de dólares, o que representa um quarto das exportações nos cinco primeiros meses do ano. A carne de frango in natura também teve uma boa participação, envolvendo negócios de um bilhão e 510 milhões de dólares, e o farelo de soja, com exportações de 646 milhões. Nos cinco primeiros meses do ano, as mercadorias paranaenses desembarcaram em 204 destinos diferentes, alcançando diversos mercados não tradicionais, como Butão, Sri Lanka e Nepal. Mas o principal destino dos bens produzidos no Estado continua sendo a China, que absorveu 27% das vendas paranaenses para o Exterior. Os Estados Unidos vêm na sequência, com aquisições equivalentes a 6,4% do total, e o México, destino de 4,3% das exportações do Paraná. A balança comercial do Paraná fechou em alta no período, com superávit comercial de dois bilhões e 200 milhões de dólares, resultado da diferença entre a receita de exportações e a de importações estaduais. Para o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, esse resultado reforça que o Paraná contribui significativamente para a acumulação de reservas cambiais. // SONORA JORGE CALLADO //
Os principais produtos importados pelo Paraná foram os óleos e combustíveis, que somaram 808 milhões de dólares, adubos e fertilizantes, com 599 milhões, e autopeças, com 502 milhões. (Repórter: Gustavo Vaz)
Os principais produtos importados pelo Paraná foram os óleos e combustíveis, que somaram 808 milhões de dólares, adubos e fertilizantes, com 599 milhões, e autopeças, com 502 milhões. (Repórter: Gustavo Vaz)