Paraná está entre os estados com menores taxas de furtos e roubos de veículos

20/09/2019
O Paraná está entre os estados brasileiros com menores taxas de furtos e roubos de veículos no primeiro semestre deste ano, na comparação com as unidades federativas com maiores populações e maiores frotas de veículos. O estudo contabilizou o número de ocorrências para cada 100 mil habitantes, entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e mais o Distrito Federal. O Paraná apresentou a segunda menor taxa de roubos, com 40 veículos roubados por 100 mil habitantes ou, em números absolutos, 3 mil e 61 ocorrências nos seis primeiros meses de 2019. No caso dos furtos, o Estado tem o terceiro menor índice, junto com Minas Gerais e Goiás, com 102 veículos furtados para cada 100 mil habitantes. Houve 7 mil e 832 ocorrências no primeiro semestre de 2019. Os dados constam no Relatório Estatístico Criminal feito pela Polícia Militar do Paraná, divulgado nesta semana, e que aponta que os estados do Sul têm as melhores taxas de furtos e roubos de veículos. De acordo com o estudo, de janeiro a junho deste ano foram 10 mil e 893 ocorrências de furtos e roubos de veículo no Paraná, uma taxa de 142 para cada 100 mil habitantes. Dentre esses estados, o Paraná é o quinto mais populoso e tem a terceira maior frota de veículos do país. Segundo o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Lanes Randal Prates Marques, responsável pelo estudo, o Paraná conta com políticas públicas implantadas e planejamento estratégico para combater o crime, medida fundamental para a diminuição dos índices.
O relatório também divulgou a taxa de recuperação durante os seis primeiros meses de 2019. O Paraná recuperou 6 mil e 713 veículos, 61% daqueles roubados e furtados. Além do Paraná, apenas cinco estados divulgaram o número de recuperação de veículos: São Paulo, com 42%; Rio de Janeiro, de 50%; Rio Grande do Sul, 44%; Distrito Federal, com 39,5% e Goiás, 65%. Santa Catarina e Minas Gerais não divulgaram a informação. (Repórter: Amanda Laynes)