Paraná é vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude

03/12/2019
O Paraná alcançou 85 medalhas, sendo 26 ouros, 28 pratas e 31 bronzes, ficando atrás apenas de São Paulo nas disputas dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau, Santa Catarina. A delegação paranaense contou com 309 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Os jogos terminaram no dia 29 do mês passado. O ciclismo paranaense teve dois atletas destaque com 6 ouros, 2 pratas e 2 bronzes no total. Pelo tênis de mesa, o Paraná registrou mais uma medalha de ouro e cinco bronzes. No badminton, mais dois ouros. O vôlei de praia em dupla chegou às finais, mas não conseguiu repetir o sucesso do ano passado. Outro destaque dos Jogos Escolares da Juventude deste ano foi o atletismo paranaense. Com 9 ouros, 4 pratas e 4 bronzes, a equipe composta de 40 atletas ficou na frente de Estados com tradição na modalidade como Santa Catarina e São Paulo. Na natação, os atletas do Estado conquistaram 4 ouros, 5 pratas e 8 bronzes. O xadrez obteve duas medalhas de prata e o judô teve uma das melhores participações em Jogos Escolares da Juventude, com um ouro, 6 pratas e 3 bronzes. Com pouca tradição no Paraná e iniciando um trabalho, o wrestling também garantiu pódios com duas medalhas, uma prata e um bronze. A ginástica rítmica, pelo quarto ano seguido, alcançou o título de campeã geral. Ao todo foram 10 medalhas, sendo três ouros, quatro pratas e três bronzes. Para a chefe da delegação, Márcia Tomadon Moreira, os atletas do Paraná se esforçaram e conseguiram manter o Estado nas primeiras colocações. Ela destacou, ainda, a importância da competição.// SONORA MÁRCIA TOMADON MOREIRA// Nas modalidades coletivas, o Paraná garantiu presença em sete dos 16 campeonatos de esportes para a competição no ano que vem. As outras nove equipes vão precisar participar da disputa da Regional Amarela em Gramado, no Rio Grande do Sul. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem todo ano mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. Desde o ano passado, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato, com três etapas regionais, para classificar as modalidades coletivas, e uma nacional. O evento é destinado a atletas nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos e envolve 14 modalidades. (Repórter: Priscila Paganotto)