Paraná é o único Estado a registrar crescimento de carteiras assinadas no segundo trimestre deste ano

15/08/2019
O Paraná foi o único Estado do Brasil a registrar crescimento de empregos com carteira assinada entre abril e junho deste ano. O número é 4,2% maior que o registrado no primeiro trimestre deste ano, e 3,4% maior que o total do mesmo período no ano passado. Os outros 26 estados tiveram números estáveis e quedas nos dois períodos de comparação. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Paraná é o terceiro Estado com maior percentual de empregados com carteira assinada no setor privado no segundo trimestre deste ano, com 81% do total. Segundo o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os números refletem a melhoria no atendimento das Agências do Trabalhador e a aproximação do Governo do Estado com o setor privado. // SONORA NEY LEPREVOST //
O secretário ressaltou como exemplos de ações a articulação para que as Agências do Trabalhador sejam as intermediadoras de vagas nas obras da segunda ponte de Foz do Iguaçu, no Hard Rock Hotel do Norte do Paraná e na nova planta da Klabin, em Ortigueira, nos Campos Gerais. Serão mais de 12 mil vagas, que devem contribuir para a redução da taxa de desemprego. A taxa de brasileiros desempregados neste segundo semestre foi de 12%, enquanto no Paraná o total ficou em 9%. A pesquisa do IBGE também apontou evolução no emprego na Região Metropolitana de Curitiba, com redução na desocupação de 11,6% no segundo trimestre do ano passado para 10% no segundo trimestre deste ano. Este é o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas das grandes Florianópolis e Goiânia. Entre todas as grandes capitais do país, Curitiba possui a quinta menor taxa de desempregados. Segundo o Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central, a atividade econômica do Paraná avançou 0,56% entre maio e junho, enquanto a economia brasileira cresceu 0,3%. (Repórter: Rodrigo Arend)