Paraná é destaque em Congresso Nacional de Engenharia Sanitária, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte

19/06/2019
O modelo de excelência do saneamento no Paraná foi o tema da palestra magna de encerramento do trigésimo Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, apresentada nesta quarta-feira, em Natal, no Rio Grande do Norte, pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile. O congresso, que teve início no domingo, reuniu mais de quatro mil participantes, representantes de 43 empresas e instituições ligadas a saneamento e pesquisa. Realizado pela Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, juntamente com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, o Congresso é o mais qualificado e expressivo evento ao setor do País. Stabile destacou os investimentos da Sanepar, que garantem água tratada a 100% da população dos 346 municípios atendidos pela empresa, além do serviço de esgotamento sanitário a quase 73% dos paranaenses. Foi ressaltado também que os índices de saneamento de Curitiba a colocam em primeiro lugar no ranking da Abes entre as capitais do País. Vale destacar ainda que Curitiba será a sede do próximo congresso da Abes em 2021. Durante os dias do evento no Rio Grande do Norte, o público pode conhecer tecnologias de saneamento e participar de apresentações e debates sobre gestão, operação e desafios do setor. O congresso contou ainda com apresentações realizadas pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e pelo governador de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária propôs a todas as entidades do setor o Pacto pelo Saneamento, para a definição conjunta de um caminho para a universalização do saneamento no País, destacando medidas que ofereçam um serviço justo e de qualidade a população. (Repórter: Vinícius Scorsin)