Paraná é convidado a apresentar, na próxima semana, soluções para Agenda 2030 na ONU

12/07/2019
O trabalho de referência na efetivação da Agenda 2030 fez com que o Paraná fosse convidado para mostrar a 80 líderes mundiais os avanços na implantação dos ODSs, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos âmbitos estadual e municipal. O convite foi feito pela World Family Organization e a apresentação acontece na próxima segunda-feira, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A agenda abre uma série de compromissos que uma missão do Paraná vai cumprir nos Estados Unidos. Na terça-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participa do Fórum das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, durante a etapa da conferência da ONU que reúne chefes de estado e lideranças mundiais da sociedade civil. A programação nos Estados Unidos prevê, também, a terceira edição do Paraná Day e a primeira internacional, no dia 17, na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, também em Nova York. O encontro empresarial acontece em parceria com o Banco do Brasil e já tem cerca de 200 participantes inscritos. No dia 18, a agenda é no escritório da Microsoft. O objetivo é ampliar as discussões em torno de tecnologias voltadas à administração pública. O governador Ratinho Junior afirma que a reunião nos EUA vai ajudar a avançar na ideia de uma parceria entre o Paraná e a Microsoft, cujas conversas já começaram junto a unidade da companhia que coordena as operações na América Latina. Segundo ele, existe um interesse comum em transformar o Paraná em um modelo de eficiência da gestão pública.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Os últimos compromissos da missão paranaense são visitas técnicas à polícia de Nova York para a troca de experiências na área de segurança. A missão paranaense que se apresenta no World Family Organization tem os custos bancados pela própria organização, que fez o convite ao Governo do Paraná. O grupo do Estado mostra exemplos na implementação da Agenda 2030, um trabalho que ganhou mais visibilidade com o reforço na interação com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A instituição auxilia alguns países e regiões a atingirem os 17 Objetivos e as 169 metas propostos pela ONU. (Repórter: Priscila Paganotto)