Paraná e Mato Grosso do Sul firmam acordo para ampliar malha ferroviária
19/08/2020
Paraná e Mato Grosso do Sul deram mais um passo para a implantação do Corredor Oeste de Exportação, um novo ramal ferroviário que vai ligar a cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, ampliando a malha operada hoje pela Ferroeste. Nesta quarta-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinaram um acordo de cooperação técnica para trabalhar de forma articulada no projeto da nova ferrovia. No encontro, em Campo Grande, também foi firmado o contrato com a empresa TPF Engenharia para execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídica, que deve ser concluído em, no máximo, um ano. Até setembro, o Governo do Estado também vai assinar a contratação do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental, documentos necessários para a execução do projeto. De acordo com o governador Ratinho Junior, é um momento histórico para dois estados tão importantes do Brasil.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O governador Reinaldo Azambuja destacou que é um marco para o setor logístico do País, que vai fazer com que o Brasil avance a passos largos, ganhando competitividade.// SONORA REINALDO AZAMBUJA.//
A previsão é que a nova malha ferroviária tenha uma extensão de mais de mil e 300 quilômetros. O projeto inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju e Cascavel, a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava; a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Também chamado de Nova Ferroeste, o Corredor Oeste de Exportação vai resolver um problema histórico de infraestrutura do Paraná, com impacto para o Brasil e para o Mercosul. O novo traçado vai ligar o Paraná à malha ferroviária nacional, beneficiando as principais potências do agronegócio nacional, além do Paraguai, que é hoje um dos principais produtores mundiais de grãos. O governador Ratinho Junior lembrou que, para poder dar conta da nova demanda que virá a reboque da construção do novo corredor, o Governo do Paraná está investindo constantemente na modernização do Porto de Paranaguá.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Estudos apontam que a modernização do Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá, por exemplo, vai aumentar a capacidade operacional do complexo em 100%, passando de 3 mil para 6 mil toneladas por hora de granel em cada berço de atracação. A proposta é abrir a concessão do projeto para a iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, atendendo a um pedido feito pelo Governo do Estado. Com a inclusão no PPI, a União vai ajudar o Paraná com apoio técnico regulatório necessário em diversas áreas, da modelagem e meio ambiente à atração de investidores. Segundo a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marta Seillier, o Governo Federal trabalha de mãos dadas com os dois estados para o avanço deste projeto.// SONORA MARTA SEILLIER.//
Os governadores Ratinho Junior e Reinaldo Azambuja aproveitaram a cerimônia de formalização do projeto do Corredor Oeste para encaminhar um pedido conjunto ao Ministério da Infraestrutura para a realização dos Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-financeira, Ambiental e Jurídica da construção de uma ponte sobre o Rio Paraná ligando os dois estados. A ponte, como explicou Ratinho Junior, daria continuidade à BR-376, promovendo mais um corredor logístico, desta vez rodoviário, com o Mato Grosso do Sul. (Repórter: Amanda Laynes)
O governador Reinaldo Azambuja destacou que é um marco para o setor logístico do País, que vai fazer com que o Brasil avance a passos largos, ganhando competitividade.// SONORA REINALDO AZAMBUJA.//
A previsão é que a nova malha ferroviária tenha uma extensão de mais de mil e 300 quilômetros. O projeto inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju e Cascavel, a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava; a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Também chamado de Nova Ferroeste, o Corredor Oeste de Exportação vai resolver um problema histórico de infraestrutura do Paraná, com impacto para o Brasil e para o Mercosul. O novo traçado vai ligar o Paraná à malha ferroviária nacional, beneficiando as principais potências do agronegócio nacional, além do Paraguai, que é hoje um dos principais produtores mundiais de grãos. O governador Ratinho Junior lembrou que, para poder dar conta da nova demanda que virá a reboque da construção do novo corredor, o Governo do Paraná está investindo constantemente na modernização do Porto de Paranaguá.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Estudos apontam que a modernização do Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá, por exemplo, vai aumentar a capacidade operacional do complexo em 100%, passando de 3 mil para 6 mil toneladas por hora de granel em cada berço de atracação. A proposta é abrir a concessão do projeto para a iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, atendendo a um pedido feito pelo Governo do Estado. Com a inclusão no PPI, a União vai ajudar o Paraná com apoio técnico regulatório necessário em diversas áreas, da modelagem e meio ambiente à atração de investidores. Segundo a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marta Seillier, o Governo Federal trabalha de mãos dadas com os dois estados para o avanço deste projeto.// SONORA MARTA SEILLIER.//
Os governadores Ratinho Junior e Reinaldo Azambuja aproveitaram a cerimônia de formalização do projeto do Corredor Oeste para encaminhar um pedido conjunto ao Ministério da Infraestrutura para a realização dos Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-financeira, Ambiental e Jurídica da construção de uma ponte sobre o Rio Paraná ligando os dois estados. A ponte, como explicou Ratinho Junior, daria continuidade à BR-376, promovendo mais um corredor logístico, desta vez rodoviário, com o Mato Grosso do Sul. (Repórter: Amanda Laynes)