Paraná e Israel discutem cooperação para troca de experiências e tecnologia em agroecologia

20/10/2021
O Governo do Paraná e o Estado de Israel assinaram um protocolo de intenções para incentivar a troca de experiências e tecnologias em agroecologia. O vice-governador Darci Piana e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, formalizaram o memorando nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu. Também assinaram o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e o diretor-presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Renato Ochman.

As ações da cooperação vão ser realizadas no Complexo Newton Freire Maia, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A medida integra as iniciativas do projeto Escola Agrícola 4.0, que será implantado na propriedade, atendendo a proposta do governador Carlos Massa Ratinho Junior de tornar o local referência em ensino técnico agrícola sustentável.

A Escola Agrícola 4.0 vai funcionar como um laboratório de práticas que serão replicadas nos demais colégios agrícolas do Paraná. Os treinamentos e qualificações serão nas áreas de inovação social na agropecuária, inclusão digital, empreendedorismo e gestão de negócios, engenharia genética, automação, entre outras.

De acordo com o vice-governador Darci Piana, as tratativas entre o Paraná e Israel buscam consolidar os laços de cooperação, com conhecimentos que vão poder ser incorporados nas disciplinas do ensino técnico agrícola da rede pública.// SONORA DARCI PIANA.//

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressaltou a necessidade de formar jovens capazes de acompanhar as mudanças constantes das tecnologias agrícolas.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//

Segundo o embaixador, o investimento em tecnologia na agricultura se tornou indispensável para a produção mais eficiente em diversas condições climáticas. Ele também destaca que a cooperação vai beneficiar tanto o Paraná quanto Israel.// SONORA DANIEL ZOHAR ZONSHINE.//

A Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria é uma entidade sem fins lucrativos de utilidade pública que atua há mais de 60 anos na promoção das relações econômicas e comerciais entre o Brasil e Israel.

O Paraná também busca a adoção de tecnologias que aumentem a produtividade agrícola. Assim, existe a possibilidade de desenvolver atividades conjuntas que contribuam para o aperfeiçoamento tecnológico, educacional e de negócios entre atores públicos e privados.

O Estado prevê a criação de um ambiente de aprendizado em tecnologia agrícola, fontes de energia renováveis, uso sustentável da água e soluções para atividades agrícolas em pequenas áreas, como hortas urbanas, cultivo protegido e produção de peixes em estufas, em consórcio com hortaliças.

O Complexo Newton Freire abriga a Represa do Iraí, uma importante fonte de abastecimento de água para Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, a experiência de Israel com a falta de recursos hídricos pode ajudar o Estado na adoção de medidas para manter a produtividade e o abastecimento da população.// SONORA EDUARDO BEKIN.//

Estão previstas três fases dentro da cooperação. Na primeira, haverá a troca de informações, estudos e materiais entre o Centro Estadual de Ensino Profissional Newton Freire Maia e a Escola-Irmã em Israel.

Em um segundo momento, será construída a Feira Permanente de Tecnologia, que vai abranger um Showroom de tecnologia, com produtos e experiências inovadoras, onde empresas israelenses vão apresentar seus produtos ao mercado brasileiro.

A terceira fase prevê a instalação do Espaço Científico-Cultural, local para a prática de experimentos laboratoriais conjuntos, pesquisa de ponta e inovação agropecuária.

O projeto também pretende introduzir a inteligência artificial e demais tecnologias para incremento da produção no campo com a redução de geração de resíduos, de perdas e custos, de usos de implementos agrícolas poluentes, do desgaste do solo e de contaminações do curso da água.

Mais informações sobre a cooperação entre o Paraná e o Estado de Israel, e o projeto da Escola Agrícola 4.0, acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)