Paraná conta com ouvidoria da Saúde em todos os 399 municípios

15/04/2019
O governo do Paraná atingiu a meta de criação de Ouvidorias de Saúde em todos os 399 municípios do Estado. A unidade mais recente começou a funcionar no mês passado em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. Agora, são mais de 500 ouvidorias do SUS nos municípios, hospitais e unidades próprias, nos Consórcios de Saúde, Regionais e Hospitais que atendem pelo SUS. A descentralização do sistema amplia o acesso dos cidadãos a informações e orientação sobre os serviços de saúde. Nos três primeiros meses deste ano, o sistema informatizado da Ouvidoria registrou mais de 4.700 manifestações, um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, os números mostram a importância do trabalho da ouvidoria e o reconhecimento da população. Segundo o ouvidor geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza, o próximo passo é avançar na qualificação dos ouvidores. // SONORA YOHANN GARCIA //
Reuniões estão sendo realizadas em todo o Estado para fortalecer ainda mais o serviço. A programação para este ano inclui capacitações nas 22 Regionais de Saúde, no Sistema Informatizado e, no segundo semestre, o Segundo Encontro Estadual de Ouvidores do SUS. As ouvidorias são criadas pelas secretarias municipais de saúde com apoio da Secretaria Estadual, que capacita os funcionários e sensibiliza os gestores para a criação, de um canal considerado importante de aproximação para população com a administração pública. A ouvidoria da Secretaria da Saúde atende pelo telefone 0800 644 44 14. O Governo do Paraná como um todo tem 76 Ouvidorias Titulares instaladas em órgãos da administração estadual. Esse sistema realizou 100 mil atendimentos no ano passado, com 35 mil solicitações, 30 mil reclamações e 29 mil denúncias. As áreas mais procuradas foram saúde, educação, segurança e trânsito. Para o gerenciamento das várias ouvidorias, foi criado o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias, Sigo, que agiliza o atendimento às demandas da população. Mais informações sobre as ouvidorias podem ser conferidas na página da Controladoria-Geral do Estado, em www.cge.pr.gov.br. (Repórter: Rodrigo Arend)