Paraná confirma 43 novos casos de sarampo em uma semana

07/11/2019
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta quinta-feira, mais um Boletim Epidemiológico com a situação do sarampo. Na última semana foram confirmados 43 casos novos, somando 316 pessoas que estão ou tiveram com a doença no Estado desde o mês de agosto. Os dados mostram o grande aumento de casos e o alcance territorial da doença no Paraná. Das 22 regionais de saúde, 20 têm casos confirmados ou em investigação. Apenas as regionais de Campo Mourão e Cornélio Procópio não registram notificações de sarampo. O secretário da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da vacina, já que o vírus se espalha rapidamente e o sarampo pode ter consequências muito graves.// SONORA BETO PRETO.//

O sarampo é uma infecção viral, altamente contagiosa e de fácil transmissão. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. Também podem ocorrer dor de cabeça, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Aos primeiros sinais, deve-se buscar imediatamente o atendimento médico. O Ministério da Saúde organizou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A primeira etapa foi realizada para o público de seis meses até cinco anos incompletos. A segunda etapa tem como público-alvo os jovens com idade entre 20 a 29 anos. O período de intensificação para imunização desta faixa de idade é entre 18 a 30 desse mês, com o dia D no sábado, último dia da campanha. A lista de onde estão distribuídos os casos de sarampo no Paraná e outras informações do Boletim Epidemiológico podem ser conferidas no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)