Paraná chega a 3,3 mil toneladas de doações arrecadadas para o Rio Grande do Sul

11/05/2024
famílias que ainda estão desalojadas ou em abrigos. As entregas ocorrem de forma constante e saem a partir de centros de distribuição em Curitiba e de cidades do Interior. Elas estão recebendo escoltas especiais da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e guardas municipais. A campanha segue até o dia 22. As entregas podem ser feitas em unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, sedes do IAT e espaços da Secretaria da Cultura. Nesta terça-feira, uma ação especial de arrecadação de donativos acontece no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Quem levar alimentos ou outros produtos ao museu vai poder trocar as doações por ingressos. Nos pontos de coleta, milhares de voluntários ajudam na separação das doações e no carregamento dos caminhões. Ao todo, quatro mil pessoas se cadastraram em todo o Paraná para ajudar no trabalho da Defesa Civil. Os interessados em trabalhar como voluntários devem entrar em contato com via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço. Já foram enviados bombeiros para trabalhar nos resgates, policiais militares para ajudar a coibir roubos e saques nos locais mais afetados, policiais civis para apoiar as autoridades locais e profissionais da Polícia Científica. O Governo do Estado enviou também viaturas, embarcações e helicópteros, que estão sendo usados em diversas frentes de trabalho, além de bolsas de sangue, medicamentos, profissionais de outras áreas, caminhões-tanque e técnicos da Defesa Civil. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, 437 municípios do estado foram afetados pelas chuvas e alagamentos. 116 pessoas morreram e 143 estão desaparecidas. 337 mil pessoas estão desalojadas e 70 mil estão em abrigos. (Repórter: Gustavo Vaz)