Paraná ativou 779 leitos Covid-19 em duas semanas

09/03/2021
O Governo do Estado ativou 779 leitos exclusivos Covid-19 nas últimas duas semanas. As ampliações emergenciais começaram em 22 de fevereiro e, desde então, 259 UTIs e 520 enfermarias foram colocadas à disposição da população em todo o Paraná. Desde sábado até a noite desta segunda-feira foram ativadas 46 UTIs e 35 enfermarias nos municípios de Curitiba, Campo Mourão, Paranavaí, Irati, Palotina e Bandeirantes. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná tem feito um grande esforço para ampliar o maior número de leitos possível para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

De acordo com a Regulação de Leitos Estadual, nesta segunda-feira o Paraná somava 1.473 leitos de UTI Adulto, com 97% de ocupação, e 2.267 enfermarias, 80% de ocupação. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, este é o maior número de leitos ofertados em todo o Estado desde o início da pandemia. Mas, a fila de espera por leitos exclusivos também tem aumentado, chegando a 1.071 pacientes aguardando por uma transferência, ou seja, por mais que o Governo disponibilize mais leitos a quantidade de pessoas que se contaminam e precisam de atendimento ainda é maior.// SONORA BETO PRETO.//
Os pacientes que aguardam na fila de espera não estão desassistidos, mas necessitam de atendimento mais específico e transferência destas unidades básicas de saúde ou de pronto atendimento. (Repórter: Rudi Bagatini)