Paraná apresenta experiência sobre fim da vacinação contra aftosa em fórum nacional

23/11/2023
O gerente de Saúde Animal da Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Rafael Gonçalves Dias, apresentou nesta quarta-feira, no VI Fórum Nacional de Vigilância para Febre Aftosa, a experiência do Paraná na interrupção da vacinação contra a febre aftosa e na conquista do reconhecimento internacional de área Livre de febre aftosa sem vacinação. O Fórum aconteceu na sede da Famasul, a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e abordou temas como a retirada da vacinação naquele Estado, ocorrida em abril. Também foram pautas do evento o reconhecimento internacional pela atuação contra a enfermidade e os desafios após a conquista do status de área livre. Rafael Dias compartilhou a experiência do Paraná nos últimos anos destacando benefícios e desafios da retirada da vacinação contra a doença no Paraná. Com o trabalho do governo estadual junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, setor privado e organismos internacionais, a imunização contra a aftosa foi interrompida em 2019 no Paraná e a campanha de vacinação, que acontecia duas vezes por ano, foi substituída pela de atualização de rebanhos. Atualmente o cadastro é obrigatório para garantir a rastreabilidade e a sanidade dos animais. Em maio de 2021, o Paraná obteve o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal como área livre de febre aftosa sem vacinação. (Repórter: Gustavo Vaz)