Paraná apresenta estratégias de conservação da Mata Atlântica na COP28

04/12/2023
O Governo do Paraná participou neste final de semana do Painel Abema no Espaço Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, COP28. As discussões envolveram “Florestas e Bioeconomia”. O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, foi o painelista convidado para falar sobre as “Estratégias e Incentivos à Conservação da Mata Atlântica no Paraná”. O secretário explicou que o Paraná vem desenvolvendo há décadas políticas dirigidas aos objetivos de mitigação climática, com ênfase no papel das florestas como sumidouros de carbono e serviços ambientais. // SONORA VALDEMAR BERNARDO //

O resultado desse esforço pela restauração de mais de 30 anos já pode ser observado pelo estudo da SOS Mata Atlântica e do INPE, que apontou que o Paraná foi o estado com maior regeneração de vegetação nativa entre 1985 e 2015, graças aos 19 viveiros próprios que produzem mais de 100 espécies, com destaque para as ameaçadas de extinção, e do trabalho de educação ambiental, licenciamento e fiscalização, conduzidos em parceria com o Instituto Água e Terra, IAT. Neste ano o Paraná alcançou o segundo lugar nacional em redução da supressão vegetal, com queda de 64% entre janeiro e agosto deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. Como próximos passos, o secretário também anunciou a perspectiva da formação do Macro Corredor Ecológico para o Rio Iguaçu. O Paraná se destaca pela sua rica biodiversidade e pela sua atuação pioneira em políticas públicas voltadas para a proteção e restauração das florestas. O Estado possui 29% de seu território com cobertura de vegetação nativa de Mata Atlântica, cerca de seis milhões de hectares de florestas nativas. As Unidades de Conservação no Estado representam mais de dois milhões de hectares, sendo que 327 são Reservas Particulares do Patrimônio Natural, que já correspondem a 33% da área das Unidades de Conservação de proteção integral estaduais. (Repórter: Victor Luís)