Paraná adere projeto sobre uso saudável da tecnologia digital

04/07/2019
O Paraná é o primeiro estado do país a aderir ao programa Detox Digital Brasil, lançado nesta quinta-feira, em Brasília, durante o seminário “Uso Inteligente da Tecnologia: desafio para as famílias e a sociedade”. A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho teve participação ativa na elaboração do projeto, que é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para promover uma mobilização nacional na conscientização sobre o uso ético, saudável e seguro dos recursos tecnológicos digitais. O projeto tem uma série de ações e atividades para alertar a população sobre os riscos do uso diário de smartphones, tablets computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados a internet. Dentre as ações, está a criação de um Dia D, onde as pessoas são desafiadas a ficar 24 horas sem tecnologia, fazendo atividades em família, exercícios físicos, leituras, práticas esportivas e passeios. A data escolhida é 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo o chefe do Departamento de Justiça da Secretaria, Felipe Hayashi, que é o coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, é preciso despertar um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do uso dessas ferramentas, e essa campanha tem justamente esse papel.// SONORA FELIPE HAYASHI//O uso inadequado de smartphones, tablets e notebooks tem gerado o surgimento de novas doenças, as chamadas tecnopatias, além de problemas sociais que atingem pessoas de todas as idades, mas sobretudo os adolescentes. No Paraná, o projeto Detox Digital faz parte das ações previstas no Pacto Infância Segura, especificamente a ação 5, que visa a prevenção a crimes sexuais cibernéticos contra a criança e o adolescente, assinado por diversos órgãos públicos e instituições da sociedade, e vai integrar a Política Pública de Proteção Integral da Criança e do Adolescente Paranaense. Além disso, a atividade vai contar com um braço legislativo, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência. Nesta segunda-feira, a Assembleia Legislativa formaliza a adesão à Força-Tarefa Infância Segura e ao projeto Detox Digital Paraná. (Repórter: Priscila Paganotto)