Paraná Rosa já ofertou mais de 7 mil exames para mulheres em todo o Estado

25/10/2019
A caravana do Paraná Rosa, criada pelo Governo do Estado, que promove ações de incentivo e cuidado à saúde da mulher, segue até o dia 31 deste mês, percorrendo 43 municípios. Desde o início do mês, a caravana passou por 33 cidades. Foram feitos 942 agendamentos para mamografia, 925 preventivos do câncer do colo do útero e mais de 5 mil testes rápidos de HIV, Hepatites e sífilis. A caravana é composta por unidades móveis de atendimento com exames e testes rápidos, além de orientações sobre prevenção de várias doenças, com foco no câncer de mama e de colo de útero. São feitos coleta de exames de colo de útero, agendamento de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, além de vacinas e diversas atividades, como palestras de profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física. A caravana também leva orientações da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho para mulheres em situação de risco, com instruções sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher e assistência social. O secretário da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância de levar o cuidado para perto da casa das pessoas.// SONORA BETO PRETO//O Paraná Rosa faz parte do Outubro Rosa e foi idealizado pela primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa. O objetivo é a promoção do cuidado integral com a saúde da mulher. Nesta sexta-feira, o ônibus itinerante esteve em Paranaguá e Icaraíma. No final de semana, ele passa por Antonina e Guaraqueçaba, no Litoral, e Alto Paraíso e Altônia, no Noroeste do Estado. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes, conta que nesta sexta-feira, as secretarias estaduais reuniram os servidores para fazer uma foto oficial do Paraná Rosa.// SONORA MARIA GORETTI LOPES//Além da campanha Paraná Rosa, a programação do Outubro Rosa acontece em todas as Regiões do Estado. Nesta semana, a 12ª Regional de Saúde de Umuarama, reuniu profissionais da Atenção Primária dos 21 municípios da Região para uma atualização voltada à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Eventos de conscientização e cuidados da saúde da mulher foram programados durante todo em mês, nas 22 Regionais de Saúde do Estado. (Repórter: Priscila Paganotto)