Paraná Inteligência Artificial é apresentado em fórum da Smart City, em Curitiba

20/11/2019
O governador em exercício Darci Piana participou nesta terça-feira, em Curitiba, da Smart City Business Forum, primeiro de uma série de eventos que acontece em várias cidades do Brasil para discutir temas relacionados à inovação e aos caminhos necessários para a criação de cidades inteligentes. O Paraná Inteligência Artificial, conhecido como PIÁ, programa do Governo do Estado focado em prestação de serviços públicos, foi uma das iniciativas apresentadas no evento. No encontro, especialistas e representantes do Estado e da iniciativa privada discutiram o uso da Inteligência Artificial para reduzir a burocracia, melhorar os serviços públicos e aumentar a transparência na gestão pública, além do uso na área de automação e na indústria 4.0. Para Piana, as mudanças tecnológicas recorrentes exigem uma adaptação do Estado, a criação ferramentas de apoio para a sociedade e o trabalho em parceria com o setor privado. // SONORA DARCI PIANA //
Leopoldo de Albuquerque, presidente global do Instituto Smart City Business, explicou que as discussões levantadas nesses eventos serão levadas para o congresso nacional da organização, que acontece em maio do ano que vem, em São Paulo. Segundo ele, as discussões locais são importantes para identificar problemas a serem trabalhados. // SONORA LEOPOLDO DE ALBUQUERQUE //
O Paraná Inteligência Artificial, primeiro programa do Brasil neste segmento focado em prestação de serviços públicos, foi apresentado como exemplo de tecnologia para auxiliar o Estado na tomada de decisões que impactam na população. A ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Celepar, foi lançada neste ano pelo Governo do Estado e disponibiliza cerca de 380 serviços de diferentes órgãos. O diretor de Desenvolvimento de Soluções Corporativas da Celepar, Danilo Scalet, ressaltou que o PIÁ está em constante evolução. Um exemplo é a análise de dados para antecipar as necessidades dos cidadãos e oferecer serviços cada vez mais personalizados. // SONORA DANILO SCALET //
Pela plataforma PIÁ, o cidadão tem acesso ao vencimento das faturas de água e luz, aos pontos na carteira de motorista, agendar atendimentos em órgãos públicos, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outras facilidades. (Repórter: Rodrigo Arend)