Paraná Festivais é apresentado no Smart City como iniciativa inovadora na área da cultura
26/03/2025
O Programa Paraná Festivais, lançado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura, foi apresentado nesta quarta-feira no Smart City Expo Curitiba 2025, em Curitiba. A iniciativa, em parceria com a Hotmilk, busca fortalecer festivais e mostras culturais do Paraná com capacitação, mentorias e fomento financeiro. O diretor de Fomento da pasta, André Avelino, que apresentou o programa ao lado de Fernanda Schulte, gerente de Projetos da Hotmilk, explicou que o edital vai apoiar festivais que promovam a circulação e o intercâmbio de artistas e obras, de caráter competitivo ou não, com programação que pode incluir mostras itinerantes, seminários, oficinas e feiras. Após a consulta pública, o valor destinado ao edital foi ampliado de 5 milhões para 8,75 milhões de reais. No total, 544 projetos foram inscritos, sendo 194 de Curitiba e 345 de outras regiões do Estado. Entre as categorias artísticas, 180 projetos são de música, 64 de teatro, 52 de artes visuais, 51 de cinema, 50 de dança e 147 de outras áreas. O edital prevê três categorias: Pinhão, com 20 vagas para festivais inéditos ou com até uma edição, com 5 mil reais de bolsa para o agente cultural; Pinha, com 25 vagas para festivais com 2 a 12 edições, com apoio de 250 mil reais; e Araucária, com 8 vagas para festivais com mais de 13 edições, que receberão 300 mil reais. Avelino destacou os quatro pilares da Secretaria da Cultura: gestão participativa, com diálogos com a sociedade; cidadania cultural, para ampliar o acesso às ações culturais; acupuntura cultural, voltada à transformação social por meio da cultura; e a parceria com a Hotmilk, que busca impulsionar a sustentabilidade dos festivais e ampliar sua visibilidade. (Repórter: Gabriel Ramos)