Palmital ganha cozinha comunitária que funcionará como espaço multiúso

05/07/2024
A Seab, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, inaugurou nesta quinta-feira uma Cozinha Comunitária no município de Palmital, no Centro do Estado. No mesmo espaço funcionará uma central da agricultura familiar e uma cozinha-escola. O projeto teve início em 2021 e recebeu quase 120 mil reais destinados à aquisição de materiais permanentes e materiais de consumo. Desse total, cerca de 114 mil reais foram disponibilizados pela Seab e pouco mais de 6 mil reais correspondem à contrapartida municipal. Além desse orçamento, o município contou com outras fontes de recursos. O local, além de proporcionar refeições saudáveis e adequadas para a população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, também vai possibilitar o pré-preparo de alimentos, otimizando o tempo das merendeiras nas escolas e evitando o desperdício de itens oriundos da agricultura familiar. Cerca de 70 famílias de agricultores familiares estão envolvidas no fornecimento de frutas, verduras, legumes e panificados ao município. Serão beneficiados mais de mil e 500 alunos matriculados na rede municipal provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Estão cadastradas 50 famílias de agricultores familiares, além de 400 que recebem a cesta verde e 30 acamados devido a doenças, que são beneficiados por programas de apoio à Agricultura Familiar. No espaço também serão ofertados cursos para adolescentes e mulheres interessados pela culinária saudável e o aproveitamento de alimentos, além de programas com foco em educação alimentar para estudantes da rede municipal e estadual a fim de prevenir doenças relacionadas a hábitos alimentares inadequados. O espaço será, ainda, palco para capacitação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional e dos manipuladores de alimentos, estimulando que os membros desenvolvam seus papéis de agentes sociais fiscalizadores e de gestores de agroindústrias familiares e micro empreendimentos alimentícios. (Repórter: Gabriel Ramos)