PR-323, no Noroeste do Estado, vai ganhar novo trecho duplicado para salvar vidas
29/06/2020
Uma obra para salvar vidas. É assim que a dona de casa Cícera dos Reis explica a importância da duplicação da PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo, no Noroeste do Paraná. Ela e a família moram no distrito de Água Boa, ponto movimentado que praticamente divide a rodovia entre as duas cidades. A intervenção na estrada tem uma extensão de 20 quilômetros, com investimento por parte do Governo do Estado de 78 milhões e 700 mil reais. A previsão é que a obra esteja concluída em dezembro deste ano.A esperança da dona Cícera em um trânsito menos violento se concentra também em um viaduto que o distrito vai ganhar com a melhoria da rodovia. O pacote completo de obras no trecho contempla ainda outro viaduto, entre Água Boa e Doutor Camargo, uma trincheira, além de vias marginais em Paiçandu e também em Água Boa. A dona de casa comemora as melhorias no trecho. // SONORA CÍCERA DOS REIS //
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, de janeiro a maio deste ano foram 79 acidentes e cinco mortes ao longo dos 207 quilômetros da PR-323. Considerada uma das rodovias mais importantes do Paraná, a PR-323 faz a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste e passa por várias cidades do Estado. A rodovia suporta toda movimentação proveniente do polo têxtil paranaense, além de proporcionar ligação com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a duplicação garante mais segurança e melhor capacidade de escoamento paras rodovias. Ele ressaltou o trabalho de recuperação das estradas que vem sendo realizado. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, lembrou também que a PR-323 vai integrar o novo pacote de concessões de rodovias do Governo do Estado em parceria com a União. // SONORA SANDRO ALEX //
Obras e empregos, impulsionados pela recuperação da PR-323, são uma esperança do pequeno comerciante Deovanir Nico. Ele passa o dia em um ponto às margens da rodovia, em Paiçandu, vendendo uma variedade grande de frutas. Ele considera que as mudanças podem até mesmo melhorar as vendas. // SONORA DEOVANIR NICO //
O mecânico Antônio Francisco, um especialista em arrumar carro estragados por causa dos problemas da “antiga” PR- 323, conta que as melhorias eram necessárias. // SONORA ANTÔNIO FRANCISCO //
O plano de duplicação da rodovia contempla mais um trecho de Doutor Camargo até aproximadamente um quilômetro antes da margem do Rio Ivaí. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, DER do Paraná, o projeto executivo já foi licitado. O custo estimado do investimento para a obra é de 46 milhões de reais. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID. (Repórter: Rodrigo Arend)
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, de janeiro a maio deste ano foram 79 acidentes e cinco mortes ao longo dos 207 quilômetros da PR-323. Considerada uma das rodovias mais importantes do Paraná, a PR-323 faz a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste e passa por várias cidades do Estado. A rodovia suporta toda movimentação proveniente do polo têxtil paranaense, além de proporcionar ligação com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a duplicação garante mais segurança e melhor capacidade de escoamento paras rodovias. Ele ressaltou o trabalho de recuperação das estradas que vem sendo realizado. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, lembrou também que a PR-323 vai integrar o novo pacote de concessões de rodovias do Governo do Estado em parceria com a União. // SONORA SANDRO ALEX //
Obras e empregos, impulsionados pela recuperação da PR-323, são uma esperança do pequeno comerciante Deovanir Nico. Ele passa o dia em um ponto às margens da rodovia, em Paiçandu, vendendo uma variedade grande de frutas. Ele considera que as mudanças podem até mesmo melhorar as vendas. // SONORA DEOVANIR NICO //
O mecânico Antônio Francisco, um especialista em arrumar carro estragados por causa dos problemas da “antiga” PR- 323, conta que as melhorias eram necessárias. // SONORA ANTÔNIO FRANCISCO //
O plano de duplicação da rodovia contempla mais um trecho de Doutor Camargo até aproximadamente um quilômetro antes da margem do Rio Ivaí. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, DER do Paraná, o projeto executivo já foi licitado. O custo estimado do investimento para a obra é de 46 milhões de reais. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID. (Repórter: Rodrigo Arend)