PIB do Paraná cresce 3,5% e bate R$ 550 bilhões em 2021

17/11/2023
O PIB, Produto Interno Bruto, do Paraná totalizou 550 bilhões de reais em 2021, um crescimento em termos reais de 3,5% em relação ao ano de 2020. Os dados são do Sistema de Contas Regionais divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. O Paraná representou 6,1% de todo o PIB brasileiro. O PIB nacional, com a soma dos 26 estados mais o Distrito Federal, fechou 2021 em nove trilhões de reais. O Paraná ficou na quinta colocação entre as maiores economias do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre as atividades que mais impactaram no crescimento do PIB paranaense em 2021 está a indústria da transformação, cujo crescimento do valor agregado foi de 7,7%, além da construção civil, com 13,8%, segmento de hotéis e restaurantes, tendo alta de 13,6%, e da atividade de informação e comunicação, que cresceu 14,5%. Segundo o Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, a estiagem sem precedentes impactou no resultado do PIB paranaense em 2021. Na época, a falta de chuva deixou o Estado sem água, em especial a Região Leste. No primeiro semestre de 2023, o PIB do Paraná registrou expansão real de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2022, segundo o Ipardes. No fechamento do ano, o instituto estima registrar uma taxa real anual de crescimento próxima desse percentual. (Repórter: Gustavo Vaz)