PCPR cumpre mandados em Londrina e Assis Chateaubriand em ação contra pirataria digital

28/11/2023
A Polícia Civil do Paraná, PCPR, cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de pirataria digital nesta terça-feira. A ação faz parte da Operação 404, fase 6, de repressão a crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet. Essa é uma mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e polícias civis dos estados. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Londrina e Assis Chateaubriand. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos, celulares, notebooks e computadores que auxiliarão no andamento das investigações. A ação integrada no combate à pirataria online de conteúdos audiovisual, jogos e músicas foi deflagrada com a colaboração da embaixada do Reino Unido no Brasil, da Indecopi, Instituto Nacional de Defesa da Concorrência e Propriedade Intelectual, do Peru, além da cooperação de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil. A fase 1 ocorreu em 2019. A primeira fase da Operação 404 contou com a participação de 12 estados brasileiros. Já a fase 2, foi em 2020. A segunda fase teve a participação de dez estados. A fase 3, de 2021, teve 334 sites bloqueados, além da remoção de perfis, páginas em redes sociais e desindexação de conteúdo em buscadores da internet. Pela primeira vez, as buscas aconteceram no metaverso, na fase 4, de 2022. Já a quinta fase, neste ano, contou com investigação e diligências das polícias civis de oito estados. (Repórter: Victor Luís)