Ouvidoria do Paraná reduz 70% das pendências no Estado

06/09/2019
A Ouvidoria do Estado reduziu em 70% as pendências, acumuladas ainda no período de 2012 a 2018. Muitas eram solicitações que resultaram em pedido de desculpas pela demora, já que a resposta já não teria efeito prático. Para que a situação não volte a se repetir, a Coordenadoria de Ouvidoria, da Controladoria-Geral do Estado, estabeleceu como meta o prazo de três dias para enviar uma resposta ao solicitante. O trabalho concentrado começou em junho e conseguiu reduzir as pendências de mais de 4.300 para 1.275. Alguns pedidos não respondidos eram denúncias e ainda estão sob investigação, mas outros eram solicitação de informações simples. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, afirmou que é necessário aproximar o poder público do cidadão e gerar uma relação de confiança. Luiz Fernando Neto de Castro, coordenador de Ouvidoria da CGE, explicou que o retorno da solicitação hoje tem média de seis dias, mas a intenção é reduzir o tempo de espera pela metade. // SONORA LUIZ FERNANDO DE CASTRO //
O coordenador afirma que o trabalho tem o objetivo maior de mostrar que a ouvidoria está à serviço da população. // SONORA LUIZ FERNANDO DE CASTRO //
Neste ano, a Ouvidoria recebeu 83 mil solicitações, entre denúncias, reclamações, sugestões e elogios, e só 9% aguardam retorno. Os pedidos chegam de todos os municípios do Estado pelas 78 ouvidorias setoriais, em que trabalham mais de 2.600 servidores responsáveis por receber e encaminhar pedidos. A média de procura é de 500 manifestações por dia, com aumento de 20% neste ano na comparação com o ano passado. Entre os canais de relacionamento disponibilizados pela CGE, o site é o mais procurado, em www.cge.pr.gov.br. Além do atendimento presencial, também estão disponíveis o telefone 0800 41 1113 e o WhatsApp 41 3883-4014. (Repórter: Rodrigo Arend)