Ouvidoria do Governo do Estado reduz em 82% o tempo de resposta ao cidadão

08/07/2021
Os paranaenses estão sendo atendidos mais rapidamente pelos ouvidores do Estado. Um Balanço da Ouvidoria-Geral indica que, apesar de a quantidade de atendimentos ter aumentado 63%, saltando de 51.174 para 83.433, o tempo para resposta reduziu 82%, se comparando os primeiros semestres de 2021 e 2018. A atual gestão do governo estadual, iniciada em 2019, reforçou o investimento na estrutura do serviço e o prazo médio de retorno que há três anos era de 34 dias, atualmente é de 6 dias.
Os números mostram o resultado do uso de tecnologia simples e da melhoria da estrutura de trabalho. A Coordenadoria de Ouvidoria, que responde pela Ouvidoria-Geral, faz parte da CGE, a Controladoria-Geral do Estado e concentra os dados de todas as ouvidorias dos órgãos e entidades do Governo.
Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, a ouvidoria é a porta do governo para o cidadão, por isso o investimento em melhorar o atendimento, reforçando o respeito para com quem dispõe do tempo para se manifestar.
Sempre com relação ao primeiro semestre do ano anterior, a redução foi de 12% em 2019, para 30 dias, 37% em 2020, para19 dias e 68% em 2021, para 6 dias. Na mesma relação, as demandas aumentaram 17% em 2019, com 59.813 manifestações; 15% em 2020 e 21% em 2021, com 83.433.
Yohhan de Souza, coordenador de Ouvidoria, explicou que a queda mais significativa ocorreu com uma solução tecnológica simples. Como todos os ouvidores usam o mesmo sistema, foi criado um aviso para que o agente de ouvidoria de cada órgão ou entidade da administração pública estadual saiba se a resposta está atrasada.
O coordenador também atribui o resultado à aproximação da Ouvidoria-Geral com os agentes, por meio de reuniões mensais e capacitações. //SONORA YOHHAN DE SOUZA//
As manifestações são classificadas em denúncia, reclamação, elogio, solicitação, solicitação de informação e sugestão. Houve aumento em algumas categorias de atendimento. O número de sugestões, por exemplo, aumentou 36%; de elogios, 54%; e pedidos de informação 79%, na comparação entre os primeiros semestres de 2018 e 2021. (Repórter: Flávio Rehme)