Ouvidoria do Estado inova para atender melhor o cidadão
23/10/2020
Começam a funcionar na próxima semana as melhorias no sistema de Ouvidoria do Paraná para que o retorno às solicitações dos paranaenses seja mais rápido e preciso. A inovação é parte do processo iniciado pela CGE, a Controladoria-Geral do Estado, em meados do ano passado, com um trabalho que reduziu em mais de 70% as pendências acumuladas desde 2012. As solicitações que entram nas ouvidorias distribuídas em entidades e órgãos do Governo do Estado passam pelo sistema Sigo, que interliga todas as unidades com a Coordenadoria de Ouvidoria, na CGE. Neste sistema, foram implantados limitadores de tempo que alertam quando o prazo para as respostas está perto de se esgotar e informam os gestores do atraso. Nos órgãos do Poder Executivo são 78 ouvidores titulares e mais 2.713 servidores com acesso ao sistema de ouvidoria. Os atrasos, que antes eram verificados manualmente, serão registrados em relatórios diários. O descumprimento de prazo é informado ao gestor da unidade responsável por atender à solicitação, que deverá interferir na área detentora da informação para o andamento do pedido. Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, a CGE tem trabalhado para estreitar o relacionamento da administração pública com o cidadão.
A inovação no sistema, segundo Yohhan de Souza, coordenador de Ouvidoria na CGE, deve melhorar o desempenho dos ouvidores.// SONORA YOHHAN DE SOUZA.//
Desde janeiro, já foram registradas mais de 108 mil manifestações na Ouvidoria, o que significa um aumento de cerca de 8% na procura pelo órgão. Essas manifestações são reclamações, solicitações, elogios, denúncias e pedidos de acesso à informação. A Ouvidoria mantém canais de atendimento remoto, por telefone ou pela internet, mas mantém servidores para atendimento presencial. Porém, a orientação da CGE, por causa do coronavírus, é que a população não busque a sede física da Ouvidoria e faça as solicitações de casa. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 41 1113, ou pelo whatsapp (41) 3883-4014. Na internet, também é possível o contato pelos Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado. A sede física fica na rua Mateus Leme, 2.018, no Centro Cívico de Curitiba, e o horário de atendimento é das oito e meia da manhã às seis da tarde. (Repórter: Wyllian Soppa)
A inovação no sistema, segundo Yohhan de Souza, coordenador de Ouvidoria na CGE, deve melhorar o desempenho dos ouvidores.// SONORA YOHHAN DE SOUZA.//
Desde janeiro, já foram registradas mais de 108 mil manifestações na Ouvidoria, o que significa um aumento de cerca de 8% na procura pelo órgão. Essas manifestações são reclamações, solicitações, elogios, denúncias e pedidos de acesso à informação. A Ouvidoria mantém canais de atendimento remoto, por telefone ou pela internet, mas mantém servidores para atendimento presencial. Porém, a orientação da CGE, por causa do coronavírus, é que a população não busque a sede física da Ouvidoria e faça as solicitações de casa. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 41 1113, ou pelo whatsapp (41) 3883-4014. Na internet, também é possível o contato pelos Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado. A sede física fica na rua Mateus Leme, 2.018, no Centro Cívico de Curitiba, e o horário de atendimento é das oito e meia da manhã às seis da tarde. (Repórter: Wyllian Soppa)