Ouvidoria-Geral do SUS no Paraná vai ter novo canal de comunicação

21/11/2019
A Ouvidoria-Geral do SUS no Paraná vai ter um novo canal nos próximos dias para o contato da população, o telefone 155. As informações podem ser usadas como uma pesquisa qualitativa de indicadores das necessidades, indicando mudanças necessárias para aprimorar o atendimento ao público na área. A novidade foi apresentada nesta semana no 2º Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná, em Curitiba. No primeiro dia de evento, os palestrantes abordaram temas como as perspectivas da Ouvidoria-Geral do SUS, compliance, mediação de conflitos, desafios da atividade de ouvidor, os avanços da ouvidoria do SUS no Paraná, entre outros. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que foi o responsável pela implantação da Ouvidoria-Geral, em 2003, fez um histórico da Ouvidoria do SUS no País, abordando a importância, o contexto e os desafios.// SONORA BETO PRETO//O atual Ouvidor-Geral do SUS, Sérgio Akutagawa, falou sobre a complexidade e a grandeza do Sistema Único da Saúde.// SONORA SÉRGIO AKUTAGAWA//O ouvidor-geral do SUS no Paraná, Yohhan Souza, observou que com os novos canais espera-se uma maior participação dos usuários do SUS.// SONORA YOHHAN SOUZA//Eveline Martins Brito e Fábio do Valle Valgas da Silva, ambos da Controladoria-Geral da União, mostraram situações e processos de controle social e o cumprimento das normas, leis e regras voltadas ao Sistema Único de Saúde. Entre os participantes, estavam ouvidores do Pará, Espírito Santo e Goiás. Andrea Costa, ouvidoria-geral do SUS no Pará desde 2005, participa pela segunda vez do evento e afirma que as questões entre os dois estados são parecidas.// SONORA ANDREA COSTA//O telefone 155 vai ampliar o acesso da população à ouvidora. Atualmente, o público pode direcionar sugestões, demandas, reclamações e outras questões pelo telefone 0800 644 4414, pelo whatsapp 41 3330-4414, usando o formulário disponível no site a Secretaria da Saúde ou pessoalmente na Ouvidoria-Geral do SUS, em Curitiba. A programação do 2º Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná contempla o tratamento de atendimento em ouvidoria e de denúncias e proteção ao denunciante. (Repórter: Priscila Paganotto)