Ouvidoria-Geral do Estado do Paraná registra 100 mil atendimentos

21/10/2019
A Ouvidoria-Geral, vinculada à CGE, Controladoria-Geral do Estado, registou 100 mil atendimentos, na semana passada. O número é 20% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. Diante do aumento da procura pela população, a Ouvidoria vem sendo reestruturada e, neste mês, reuniu os ouvidores setoriais de outros órgãos do Estado para debater melhorias no serviço. A melhora no atendimento faz parte de uma das metas da CGE, que pretende aproximar o Governo dos cidadãos, segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.
A Ouvidoria-Geral registra também as manifestações das ouvidorias dos órgãos do Poder Executivo. Neste ano, até agora, o maior interesse foi por informações ou orientações. Dos 100 mil atendimentos da Ouvidoria-Geral, 36% eram pedidos de informação sobre procedimentos para acessar serviços públicos estaduais. As reclamações e denúncias ficaram em segundo e terceiro lugar das demandas, com 31% e 27% das solicitações, respectivamente. Com percentuais menores estão elogios, com 2,5%, sugestões, com 2%, e pedidos de acesso à informação, com 1,3%. O coordenador de Ouvidoria, da CGE, Luiz Fernando de Castro, explicou que a média de retorno ou respostas às solicitações gira em torno de 95% em 30 dias, mas todos que procuram a Ouvidoria recebem resposta à manifestação.
Ele acrescentou que as reclamações se concentram, principalmente, em conduta de servidores ou necessidade de serviços, como melhoria na qualidade de estradas, e as denúncias, em desvios de conduta e abusos. Para melhorar o atendimento, a Coordenadoria de Ouvidoria reuniu 47 representantes das ouvidorias de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo. O objetivo foi fazer um diagnóstico da prestação desse serviço, levantar dificuldades do dia a dia e sugestões para melhoria do atendimento. Castro afirmou que diversos cursos ou capacitações serão destinados a essa atividade, com o intuito de buscar a excelência no atendimento ao cidadão. (Repórter: Wyllian Soppa)