Ouvidores se reúnem na Secretaria da Saúde, em Curitiba, para qualificação das regionais

11/07/2019
A Ouvidoria Geral do Estado capacitou, nesta semana, os 22 ouvidores regionais de saúde. A ação aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. A Ouvidoria Geral de Saúde é um mecanismo institucional de participação social onde a população, usuária do SUS, o Sistema Único de Saúde, participa da gestão através de reclamações, denúncias, críticas, sugestões e elogios. O objetivo é o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, foi o primeiro ouvidor-geral do SUS no País. Ele falou sobre a importância das ouvidorias com essa qualificação.// SONORA BETO PRETO//Atualmente, o Paraná conta com uma rede de aproximadamente 524 ouvidorias do SUS, entre regionais, dos hospitais próprios e unidades próprias, e também de hospitais contratualizados. Todos os 399 municípios do Estado contam com, pelo menos, uma ouvidoria, portanto a qualificação desses profissionais é necessária para padronizar e regulamentar o serviço, para a excelência e a melhoria do atendimento à população. O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior, destacou que a ouvidoria é um canal importante para entregar um serviço de qualidade.// SONORA NESTOR WERNER JUNIOR//Na capacitação desta semana, os ouvidores das regionais de saúde foram orientados para levar o conhecimento obtido e trabalhar essa qualificação com os ouvidores da região. O ouvidor-geral da saúde da Secretaria, Yohan Garcia de Souza, afirma que não é um trabalho fácil o da Ouvidoria Geral.// SONORA YOHAN GARCIA DE SOUZA//Ainda neste ano, estão programadas quatro reuniões macro-regionais entre setembro e outubro, e o 2º Encontro Estadual de Saúde, em novembro. (Repórter: Priscila Paganotto)