Organizada pela UEL, jornada reúne pesquisadores de Grupos PET entre 13 e 15 de novembro

29/10/2021
Estudantes e professores de todo o Paraná envolvidos com o Programa de Educação Tutorial, PET, vão ter a oportunidade de discutir as próprias pesquisas e o panorama da educação tutorial na 14ª Jornada Paranaense dos Grupos PET. O evento, que será realizado de modo online entre 13 e 15 de novembro, ocorre em esquema de rodízio e, nesta edição, será realizado pela UEL.

Ao todo, participam da 14ª Edição integrantes de quase 50 grupos PET de todo o Paraná. As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas até o dia 31 de outubro.

A temática do evento será “O PET e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

De acordo com a professora do Departamento de Geociências e coordenadora-geral do evento, Jeani Moura, esta é uma oportunidade exclusiva para estudantes e pesquisadores da educação tutorial trocarem experiências.

Criado pelo governo federal, os Grupos PET são programas de educação tutorial desenvolvidos para aperfeiçoar a formação de professores e pesquisadores no Brasil, para o ensino e a pesquisa. Na UEL, há cinco grupos PET em atividade: Geografia, Física, Matemática, Educação Física e Zootecnia. Cada grupo PET é formado por um professor, na qualidade de tutor, e 12 estudantes “petianos”, que têm 20 horas semanais de dedicação ao programa.

A Jornada Paranaense recebe, na abertura, os jornalistas Sônia Bridi e Ariel Palácios.

O evento segue com espaço para recreação entre os estudantes e, em seguida, para apresentação oral dos trabalhos. A Assembleia Geral dos Grupos PETs será realizada na segunda-feira. O encontro deve discutir temáticas importantes para os grupos de trabalho em todo o Paraná.

Mais informações sobre a 14ª Jornada Paranaense dos Grupos PET e o formulário de inscrição estão disponíveis em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)