Organização divulga competidores do Concurso Café Qualidade Paraná 2021​

22/10/2021
A comissão organizadora do concurso Café Qualidade Paraná divulgou os produtores homologados para o concurso de 2021. São 31 candidatos ao melhor lote de café natural, 27 disputando na categoria cereja descascado e, ainda, outros 10 habilitados a concorrer com grãos que passaram por fermentação induzida. O concurso recebeu a inscrição inicial de 74 lotes, provenientes de 24 municípios, abrangendo quase todas as regiões produtoras do Estado.
Aberto a proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros de lavouras produtoras, o objetivo do evento é promover a bebida e valorizar o cafeicultor paranaense. Os vencedores vão ser conhecidos na solenidade de encerramento do certame, em evento online a ser realizado no dia 25 de novembro.
O concurso é realizado pela Câmara Setorial do Café, junto com o IDR-Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural - Iapar - Emater, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina. A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Associação Brasileira da Indústria do Café, Abic, a fabricante de máquinas Probat Leogap e a Sociedade Rural do Paraná.
Os lotes homologados na edição deste ano do concurso são agora submetidos à avaliação física com base na Classificação Oficial Brasileira. Os aprovados seguem para a prova de xícara, a ser realizada entre os dias 16 e 19 de novembro, quando são julgados os quesitos aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida. O engenheiro agrônomo Romeu Gair, do IDR-Paraná, destacou a alta qualidade das amostras, com produtores o cada vez mais qualificados. //SONORA ROMEU GAIR//
Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra do lote pela cotação da Bolsa de Valores do Brasil, B3, do dia anterior à data do evento de encerramento, acrescido de um ágio mínimo de 50%.
Ao fazer a inscrição, o cafeicultor pode também optar por uma avaliação do quesito sustentabilidade da produção do lote. Os profissionais do IDR-Paraná fazem uma auditoria da propriedade e as três mais bem posicionadas são premiadas com um certificado de boas práticas.
A lista com os competidores em cada categoria pode ser acessada em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)