Ônibus EcoExpresso atende mais de 20 escolas em São Mateus do Sul, no Sudeste do Estado

29/05/2019
Quase mil alunos de 21 escolas públicas do município de São Mateus do Sul, no Sudeste do Paraná, visitam nesta última semana do mês o EcoExpresso, na Praça do Chimarródromo, no centro da cidade. O ônibus também é aberto à comunidade em geral e é equipado com uma grande maquete, que mostra todo o trajeto percorrido pela água, desde a captação no manancial, passando pelo tratamento e pela distribuição através das redes, pela coleta e tratamento do esgoto, até voltar ao rio em forma de efluente tratado. Além de mostrar como funciona todo esse processo dentro da Sanepar, o EcoExpresso ajuda a disseminar práticas de conservação da água e a explicar como é cada fase do tratamento da água e do esgoto. A gestora socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, explica que o visitante pode conhecer todo o ciclo da água.// SONORA LUCIANA GARCIA//O EcoExpresso fica na Praça do Chimarródromo, na Rua Ozy Mendonça de Lima, número 255, até esta sexta-feira. O horário de atendimento é das oito e meia da manhã às cinco horas da tarde. A parceria para os atendimentos foi feita entre a Gerência Regional da Sanepar em União da Vitória e a prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Nesta semana, alunos de quatorze escolas visitaram o veículo. Nesta quinta-feira, está prevista a visita de cerca de 200 alunos de 8 escolas conhecerem o Ecoexpresso. E na sexta-feira, a Escola Professora Zuleide Portes leva 150 estudantes para visitar o ônibus. (Repórter: Priscila Paganotto)