Olhar sensível de aluna e estagiária dá origem a mostra fotográfica no Centro Juvenil de Artes, em Curitiba

02/12/2019
O olhar sensível de Alessandra Rocio de Andrade, aluna da Apae e estagiária de Educação Especial no Centro Juvenil de Artes e no Museu Casa Alfredo Andersen desde 2014, deu origem a uma exposição fotográfica. A mostra reúne imagens capturadas por Alessandra no primeiro semestre deste ano, quando participou da Oficina de Fotografia ministrada pelo fotógrafo Aurélio Peluso. As fotos foram ampliadas por ele, um dos personagens principais dessa história. Convidado pelo diretor do espaço para ministrar a oficina, ele foi surpreendido ao notar que tinha apenas uma aluna. Aurélio Peluso conta que sempre quis dar aulas e aquela seria a primeira experiência como professor, mas que hoje ele tem uma turma tem 12 alunos, todos cobrindo o lançamento da exposição.// SONORA AURÉLIO PELUSO//Alessandra destacou o carinho dos professores, que se preocuparam com ela e organizaram a exposição.// SONORA ALESSANDRA ROCIO DE ANDRADE//Nos cinco anos em que ela estagiou nas duas instituições, fez muitos amigos e conquistou o carinho de todos. A exposição é uma forma de homenagear Alessandra, que descobriu no fim do primeiro semestre, enquanto ainda fazia as aulas de fotografia, um câncer de mama. O diretor do Centro Juvenil de Artes e do Museu Casa Alfredo Andersen, Luiz Gustavo Vidal Pinto, insistiu que ela fizesse a oficina, mesmo com a relutância inicial de Alessandra, que estava insegura.// SONORA LUIZ GUSTAVO VIDAL PINTO//O vínculo de Alessandra com o Centro Juvenil aconteceu por meio do contrato de estágio com uma unidade da Apae, onde ela é aluna. Após o término do tratamento, ela deseja retornar com as atividades na instituição, que considera um segundo lar. A exposição fotográfica de Alessandra do Rocio Andrade fica em cartaz até o dia 29 de fevereiro e tem entrada gratuita. As fotos podem ser vistas na Rua Mateus Leme, número 56, no bairro São Francisco em Curitiba. O Centro Juvenil de Artes abre de segunda a sexta-feira, das oito e meia às onze e meia da manhã e das duas às cinco horas da tarde. (Repórter: Priscila Paganotto)