Odontologia da UEPG retoma atividades e soma 3 mil e 500 atendimentos em apenas dois meses
06/07/2021
Após o período de paralisação por causa do aumento de casos da Covid-19, o curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa já soma mais de 3.500 atendimentos desde o retorno das atividades, no dia 31 de maio, junto com o início do ano letivo de 2021. O atendimento odontológico é um dos serviços mais importantes que a universidade presta à comunidade. O retorno aconteceu após a publicação de um rígido protocolo de segurança, elaborado pela Comissão de Controle de Infecção Odontológica da universidade. Em torno de 200 alunos realizam atividades nas seis clínicas odontológicas. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira o dia todo, além de sábado pela manhã. De acordo com o professor Ulisses Coelho, do Departamento de Odontologia, foram estabelecidas normas para o retorno seguro das atividades práticas. // SONORA ULISSES COELHO. // O protocolo de cuidados também se estende a pacientes. Além do uso de máscaras, álcool em gel e aferição de temperatura, eles respondem a um questionário para detectar possíveis situações de exposição ao vírus. O protocolo teve início no ano passado e possibilitou a formação dos alunos do último ano do curso. Após o período de paralisação, que ocorreu no início deste ano, o curso reorganizou o calendário para atender aos alunos dos outros anos. Antes do retorno dos atendimentos, professores, alunos e servidores passaram por treinamento para atuação segura, de forma a minimizar os riscos de contaminação. A Universidade uniu esforços entre os setores para que as aulas práticas retornassem. Foram necessários consertos de equipamentos das clínicas antes que os alunos começassem a trabalhar. O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, celebra o retorno das atividades de Odontologia. Segundo ele, o funcionamento das clínicas odontológicas tem sido um sucesso e é um marco no protocolo de biossegurança, dada a natureza dos atendimentos. // SONORA MIGUEL SANCHES NETO. // Outro grande desafio foi a compra de EPIs. Além da compra de produtos de sanitização e higiene, a necessidade do uso de máscaras, protetores faciais, jalecos e pijamas foi bem desafiadora, porque o número de materiais que se usa por conta desse tipo de atividade é muito grande. A Proad, com auxílio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Tecnológico e curso de Especialização em Ortodontia da UEPG, viabilizou compra dos materiais necessários. (Repórter: Marcelo Galliano)