Obras rodoviárias levam segurança e desenvolvimento a Castro, nos Campos Gerais
05/09/2020
Trafegar pela Estrada do Socavão, que dá acesso a um dos principais distritos rurais de Castro, nos Campos Gerais, é quase uma aventura, com muita poeira e movimento intenso de caminhões. Além da insegurança e os transtornos da poeira, os cerca de 40 quilômetros que separam o centro de Castro até a vila parecem muito mais distantes. Metade do trecho, utilizando a PR-090, é percorrido em cerca de 20 minutos. Já os 22 quilômetros pela Estrada do Socavão propriamente não podem ser feitos em menos de uma hora. Para grande parte dos cerca de 8 mil moradores do Socavão, esses problemas vão ficar no passado. Com apoio do município, o Governo do Estado está asfaltando o trecho mais habitado da estrada. São mais de 8 quilômetros, entre a sede do distrito e a região do Pinheirão. O investimento é de 16 milhões de reais, sendo 15 milhões e 200 mil da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e 803 mil reais de contrapartida da prefeitura. A obra foi iniciada em março do ano passado, após a liberação feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Até agora, sete quilômetros de asfalto já foram concluídos, com o pavimento já implantado, aguardando apenas a sinalização definitiva. O governador afirmou que a ação representa uma melhoria importante para toda a região. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Junto com outros investimentos na infraestrutura rodoviária de Castro, a nova Estrada do Socavão ajuda no desenvolvimento da cidade. O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, reforça que a pavimentação é essencial para o crescimento local, que concentra diversos ramos de atividades. // SONORA EMERSON GOBBO //
De acordo o secretário municipal, o plano é pavimentar todo o trecho da estrada de terra, de 22 quilômetros, que já tem 10 milhões de reais garantidos, via emenda parlamentar, para fazer pelo menos mais cinco quilômetros de asfalto. O movimento de veículos pela estrada é muito intenso: em somente uma das três mineradoras chegam a circular 200 caminhões por dia, além dos ônibus, do transporte escolar e a circulação dos veículos menores. Um desvio foi implantado para garantir a segurança da obra, que está em fase final, com o plantio de grama e implantação de sinalização e equipamentos de segurança. Edson Inácio, encarregado da obra, destaca que o trabalho inclui diversas ações, como alargamento, deixando também o traçado mais plano e com menos curvas. // SONORA EDSON INÁCIO //
Pouco antes da entrada para a Estrada do Socavão, o início de um novo projeto rodoviário chama a atenção. É a implantação do Contorno Norte de Castro, que fará a ligação entre a PR-151 e PR-090, permitindo o acesso aos dois distritos industriais da cidade e desviando o tráfego pesado do trecho urbano. Incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, a obra de aproximadamente 110 milhões de reais será financiada pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento, o BID. O Departamento de Estradas de Rodagem, DER do Paraná, está definindo a empresa vencedora da licitação, que será responsável pela construção de mais de 15 quilômetros de contorno, de um viaduto sobre a PR-151 e de uma ponte de 320 metros sobre o Rio Iapó. Enquanto a licitação tramita, o DER dá andamento à obra de pavimentação do acesso ao contorno, na intersecção da PR-340 com a PR-090. Iniciado no ponto conhecido como Cruzo, o trecho terá extensão de 2,6 quilômetros, até as indústrias Cargill e Evonik. Cerca de 34% da obra foi concluída até o momento. Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o projeto é fundamental para desenvolver não apenas a cidade de Castro, mas toda a região dos Campos Gerais. // SONORA SANDRO ALEX //
Ao longo de quase 16 quilômetros, o contorno fará intersecções com vias já existentes. Segundo o diretor-geral do DER do Paraná, Fernando Furiatti, tudo está de acordo com as normas exigidas pelo BID. O prazo de execução de toda a obra é estimado em 24 meses.(Repórter: Rodrigo Arend)
Junto com outros investimentos na infraestrutura rodoviária de Castro, a nova Estrada do Socavão ajuda no desenvolvimento da cidade. O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, reforça que a pavimentação é essencial para o crescimento local, que concentra diversos ramos de atividades. // SONORA EMERSON GOBBO //
De acordo o secretário municipal, o plano é pavimentar todo o trecho da estrada de terra, de 22 quilômetros, que já tem 10 milhões de reais garantidos, via emenda parlamentar, para fazer pelo menos mais cinco quilômetros de asfalto. O movimento de veículos pela estrada é muito intenso: em somente uma das três mineradoras chegam a circular 200 caminhões por dia, além dos ônibus, do transporte escolar e a circulação dos veículos menores. Um desvio foi implantado para garantir a segurança da obra, que está em fase final, com o plantio de grama e implantação de sinalização e equipamentos de segurança. Edson Inácio, encarregado da obra, destaca que o trabalho inclui diversas ações, como alargamento, deixando também o traçado mais plano e com menos curvas. // SONORA EDSON INÁCIO //
Pouco antes da entrada para a Estrada do Socavão, o início de um novo projeto rodoviário chama a atenção. É a implantação do Contorno Norte de Castro, que fará a ligação entre a PR-151 e PR-090, permitindo o acesso aos dois distritos industriais da cidade e desviando o tráfego pesado do trecho urbano. Incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, a obra de aproximadamente 110 milhões de reais será financiada pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento, o BID. O Departamento de Estradas de Rodagem, DER do Paraná, está definindo a empresa vencedora da licitação, que será responsável pela construção de mais de 15 quilômetros de contorno, de um viaduto sobre a PR-151 e de uma ponte de 320 metros sobre o Rio Iapó. Enquanto a licitação tramita, o DER dá andamento à obra de pavimentação do acesso ao contorno, na intersecção da PR-340 com a PR-090. Iniciado no ponto conhecido como Cruzo, o trecho terá extensão de 2,6 quilômetros, até as indústrias Cargill e Evonik. Cerca de 34% da obra foi concluída até o momento. Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o projeto é fundamental para desenvolver não apenas a cidade de Castro, mas toda a região dos Campos Gerais. // SONORA SANDRO ALEX //
Ao longo de quase 16 quilômetros, o contorno fará intersecções com vias já existentes. Segundo o diretor-geral do DER do Paraná, Fernando Furiatti, tudo está de acordo com as normas exigidas pelo BID. O prazo de execução de toda a obra é estimado em 24 meses.(Repórter: Rodrigo Arend)