Obras emblemáticas: Superintendência Noroeste do DER/PR administra 3,5 mil km de rodovias

31/01/2024
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, administra cerca de três mil e 500 quilômetros de rodovias estaduais apenas nas regiões Noroeste e Centro-Oeste, o que inclui execução de obras e também manutenção e conservação do pavimento e faixa de domínio. A Superintendência Regional Noroeste tem sede em Maringá, e conta com três escritórios regionais: Campo Mourão, Paranavaí e Cruzeiro do Oeste. As quatro regionais são responsáveis atualmente por um orçamento de mais de um bilhão de reais. As obras em andamento incluem a restauração em concreto da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário; a duplicação do trecho composto pelas rodovias PR-317 e PR-840 no perímetro urbano de Campo Mourão; a implantação de dois novos viadutos na BR-376 em Sarandi; a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu. Há, ainda, a modernização do Trevo do Catuaí em Maringá, que se tornará uma interseção em desnível. Entre as obras concluídas somente no ano passado, foram duas na PR-323: o novo Trevo Gaúchão em Umuarama, e 22 quilômetros de novas terceiras faixas em segmentos críticos de acidentes, entre Doutor Camargo e Iporã. Entre as obras rodoviárias finalizadas, um dos grandes destaques no Estado é a pavimentação da Estrada Boiadeira entre Icaraíma e Umuarama, uma parceria do Governo do Paraná com o governo federal e a Itaipu Binacional. Com aporte de cerca de 300 milhões de reais da hidrelétrica, incluiu 33 quilômetros de pavimento novo e 13 quilômetros de pavimento restaurado, nove viadutos, o Contorno de Icaraíma e o Contorno de Santa Eliza. Dez lotes de programas de conservação e manutenção do pavimento garantem o atendimento a rodovias da região Noroeste, com serviços de remendos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, entre outros. Também permanece em atividade um programa específico para atender trechos de rodovias estaduais do antigo Anel de Integração que devem ser novamente concedidos nos lotes 4 e 5, além de contratos específicos para serviços em rodovias não-pavimentadas. Saiba mais em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)